Realizada a aula magna da 2ª turma do Ped Brasil de matemática da Faculdade Sesi
No último sábado (10) foi realizada a aula magna da nova turma do Programa de Especialização Docente (PED) Brasil, na área de conhecimento em Matemática, na Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp). 40 profissionais da educação da rede municipal de ensino de São Paulo receberão a formação. As aulas serão realizadas aos sábados na instituição.
No curso os participantes terão acesso a 5 módulos pedagógicos que incluem temáticas como gestão da sala de aula; ensino centrado no estudante; avaliação, planejamento e trabalhos em grupos colaborativos. E ainda os módulos específicos em matemática. Além dos conteúdos acadêmicos eles também terão acesso à mentorias de docentes da rede SESI-SP.
O PED Brasil é promovido por meio de uma parceria com a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. O curso é uma pós-graduação lato sensu, com formação nas áreas de ensino de Matemática e Ciências Naturais voltada para profissionais da Educação Básica. A formação tem duração de 2 anos.
Durante a abertura do evento o diretor da Faculdade Sesi, Fernando Carvalho, pontuou que esses profissionais têm o papel de serem os protagonistas na replicação da metodologia de ensino. “A finalidade é qualificar esses professores para que eles possam potencializar ao máximo o ensinamento das suas aulas de matemática”, ressalta o diretor.
O coordenador do programa, professor Anderson Barros, destaca que a parceria com a prefeitura veio em boa hora, pois contribui para ampliar as pretensões da Faculdade. “Estamos nos apropriando dessa metodologia de ensino voltada para a formação de professores. Uma forma de contribuir com a qualidade do ensino em nosso município”, destaca Barros.
Conforme explica a formadora de professores do Instituto Canoa, Andreia Schmitz, a entidade faz a ponte entre a Universidade de Stanford junto as instituições de ensino superior parceiras do programa no Brasil. “Sabemos hoje em dia que uma formação de professores só é efetiva quando ela é acompanhada da prática. Então os professores aprenderão a olhar de uma maneira diferenciada para a gestão da sala de aula e para o modo em que o planejamento ocorre”, Saliente Andreia.