Primeiranistas da Faculdade Sesi visitam escolas parceiras para discussão sobre profissionalização e identidade docente
Neste primeiro semestre os ingressantes da graduação vivenciam diversas atividades para compreender a proposta da Residência Educacional e aspectos relacionados à profissão professor
Na semana de 18 a 22 de março, a Faculdade Sesi de Educação promoveu, como atividade do Programa de Residência Educacional, mais uma rodada de visitas às escolas parceiras da instituição. Desta vez, o objetivo dos encontros foi realizar bate-papos sobre o tema “A profissionalização e a identidade docente”. A proposta é tanto fortalecer o vínculo entre faculdade e escola como oportunizar o diálogo entre os estudantes e educadores.
As visitas, planejadas pela Coordenação de Residência em conjunto com os gestores das escolas, têm por objetivo propiciar aos residentes uma atividade de imersão nas unidades escolares, aproximando-os dos espaços formais, municiando-os de informações do dia a dia das turmas, bem como possibilitando momentos valiosos de diálogo entre os residentes, direção, coordenação pedagógica e equipe de professores das escolas.
“A ideia é que, por meio de leituras, discussões e vivências, os alunos passem a ter uma compreensão sólida de aspectos gerais da profissão professor, do Programa de Residência Educacional e da atuação do residente nas escolas parceiras”, explica a professora Emanuele de Souza, docente da Faculdade Sesi de Educação que acompanhou os alunos nas visitas.
Nessa proposta, os ingressantes vivenciam atividades tanto com os professores da Faculdade Sesi quanto com educadores das escolas parceiras. Nesta primeira fase das visitas participaram cerca de 130 alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade Sesi, que visitaram 10 escolas da Rede Sesi de Educação.
Na sua primeira experiência em uma escola, Isabelly Alves, aluna do primeiro semestre do curso de licenciatura em Matemática da faculdade, disse ter achado a experiência muito enriquecedora.
“Eu visitei a Escola Sesi em Lauzane Paulista, onde fui recebida pela diretora Priscila Cristina e pelo coordenador Marcel Lucef, além dos professores Priscila, de Língua Portuguesa, e Thiago, de Física e Robótica. Todos eles falaram da experiência que tiveram como professores e a partir disso pude refletir sobre a trajetória e identidade docente. Esses encontros são muito enriquecedores justamente porque entramos em contato com professores que já estão em atividade e entendemos um pouco sobre como é essa realidade da escola no dia a dia”, relata Isabelly.
A iniciativa terá continuidade nos próximos três meses, permitindo aos estudantes tomar ciência dos diferentes perfis de escolas da rede, sempre com o objetivo maior de prepará-los adequada e consistentemente para o período de Residência Educacional nas escolas que, para os ingressantes, começa no segundo semestre de 2024.