13|12|2016

Pesquisadores de Stanford formam professores brasileiros na Faculdade SESI-SP de Educação.

A Faculdade SESI-SP de Educação está sediando, até a próxima sexta-feira (16/12), mais uma etapa do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido pelo Lemann Center em parceria com a Universidade de Stanford.

Além de professores da Faculdade SESI, participam profissionais de outras instituições de ensino superior e secretarias estaduais de educação.

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O objetivo do programa é formar quadros que, a partir de 2017, vão oferecer cursos de especialização (lato senso) para professores de matemática do ensino fundamental em vários pontos do Brasil.

É a primeira vez que professores e pesquisadores de Stanford, como Rachel Lotah, Martin Carnoy e Paula Louzano, organizam no Brasil formação baseado no método STEP, desenvolvido pela universidade.

Os cursos que as instituições brasileiras vão oferecer a partir do ano que vem tem como foco professores e pesquisadores que atuam na passagem dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental (4º, 5º e 6º anos), que muitos consideram o momento mais crítico para os alunos, e no qual há maior incidência de reprovações, principalmente por causa de problemas com a matemática.

Diante dos recentes resultados do PISA e do IDEB, o PED Brasil traz novas oportunidades e saídas para o desastroso desempenho brasileiro em avaliações nacionais e internacionais. O método empregado por este grupo de pesquisadores de Stanford é considerado uma excelente ferramenta de enfrentamento dos déficits crônicos de aprendizagem. Na medida que torna a aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos.

”Grande parte dos cursos de licenciatura não proporcionam metodologias que aproximem as equações matemáticas do dia-a-dia dos alunos e tampouco associam a matemática aos demais saberes que envolvem as linguagens, as ciências humanas e naturais. É preciso enfrentar esse problema adotando uma nova metodologia tanto para a formação inicial, quanto na formação continuada de professores”. Ressalta Cesar Callegari, diretor da Faculdade SES-SP de Educação.

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