Oficina discute as práticas de inclusão de alunos com altas habilidades
No dia 14 de maio foi realizada, na Faculdade SESI-SP de Educação, a oficina “Criatividade e Altas Habilidades: possibilidades de inclusão”, mediada pela Professora Cristina Bachert, doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. O encontro contou com a participação de professoras e gestores da Educação Básica – que atuam tanto em instituições públicas e particulares, quanto nas escolas da rede SESI.
Tendo como ponto de partida a definição do conceito “altas habilidades”, os participantes tiveram a oportunidade de exercitar uma forma diferente de identificar e avaliar o potencial de seus alunos, ampliando os limites antes restritos ao domínio cognitivo. Por meio da discussão de casos e atividades práticas, o grupo pôde identificar várias situações em que o professor precisa apoiar o aluno com excelente desempenho acadêmico, tais como problemas de relacionamento interpessoal, insegurança e dificuldade de aprendizagem em alguns componentes curriculares.
Foram apresentadas referências que poderão ser combinadas de forma criativa pelo professor para a elaboração de propostas pedagógicas. Ao coordenar características do grupo e recursos disponíveis, torna-se possível incentivar os alunos a aprender cada vez mais na medida em que encontram oportunidades para aplicar os conteúdos programáticos na resolução de problemas de seu cotidiano. A integração do aluno com altas habilidades pode ser incentivada na medida em que o professor abra espaço para a cooperação entre pares, dando chance para que cada um possa usar suas habilidades e conhecimentos de forma complementar. No caso dos alunos com altas habilidades, este movimento pode promover seu engajamento com as investigações propostas, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do grupo do qual faz parte.