Confira o novo regulamento da Residência Educacional da Faculdade Sesi
Os estudantes da Faculdade SESI-SP de Educação realizam a Residência Educacional desde o primeiro ano do curso. O programa possibilita ao futuro professor vivenciar diversas experiências práticas durante a formação. O programa faz parte da grade curricular obrigatória da graduação e para 2020 tem alteração no regulamento da residência.
A mudança na forma de estruturação da residência faz parte do novo posicionamento educacional da Faculdade Sesi. A partir de 2020 a instituição passa a ofertar todos os cursos de graduação de maneira gratuita. Com isso, a residência que até então tinha diferentes faixas de realização (sendo vinculada aos descontos no pagamento da mensalidade) passa a ter carga horária obrigatória de 10 horas semanais a todos os estudantes.
A Residência Educacional é realizada nas unidades escolares do SESI-SP e em escolas da rede pública estadual e municipal do estado de São Paulo parceiras do programa. Assim, o residente tem a oportunidade de aliar a teoria com a prática em sala de aula, por meio da vivência docente.
É importante ressaltar que a Residência Educacional não se trata de estágio e, portanto, não se configura em vínculo de trabalho. O estudante que participa do programa passa a atuar em sala de aula em turmas de Ensino Fundamental e Médio, com a supervisão de um professor ou coordenador pedagógico da escola onde ele desenvolve a residência.
O residente é acompanhado e orientado também por um professor da Faculdade Sesi, momento onde ele pode tirar dúvidas e discutir sobre as suas vivências na Residência. Trata-se de mais uma maneira de aplicação integral dos conhecimentos abordados nas aulas na Faculdade.
Para conferir outros detalhes de Residência Educacional acesse o regulamento do programa.
Regulamento Residência Educacional Faculdade Sesi