05|11|2019

Faculdade Sesi tem encontro sobre formação de educadores com a presença de professora da Universidade de Stanford

A professora Rachel durante a abertura do evento. (Foto: Edione Abreu).

De 3 a 9 de novembro, a Faculdade Sesi de Educação (Fasesp) recebe a 3° Semana de interação do Programa de Especialização Docente (PED) Brasil. Participam do encontro aproximadamente 130 educadores de instituições de ensino superior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Santa Catarina. O evento conta com a presença da professora da Universidade de Stanford, Rachel Lotan.

O encontro tem como objetivo capacitar os professores que atuam (ou irão atuar) como docentes nas áreas de conhecimento em Matemática e Ciências da Natureza. O PED Brasil é promovido por meio de uma parceria com a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa.

O diretor Fernando Carvalho ressaltou o legado que a instituição tem com a educação. (Foto: Edione Abreu).

“Para a Faculdade é extremamente interessante tanto do aspecto do produção e divulgação de conhecimento e também das inovações na área educacional, através do ensino e aprendizagem”, destaca o diretor da Faculdade Sesi, Fernando Carvalho. Ele ressalta ainda o alinhamento do evento com o legado da instituição, sendo também uma boa oportunidade para apresentação da Faculdade e do trabalho desenvolvido.

A professora Rachel é uma das formadoras do PED Brasil. (Foto: Edione Abreu)

Durante a semana a professora Rachel atuará ministrando atividades de formação para os coordenadores do PED Brasil, que depois serão os formadores de professores em suas instituições de ensino. “Estamos trabalhando com os formadores sobre formas de organizar um programa e pedagogias em sala de aula, além das teorias na formação de professores”, explica a professora Rachel.
Ela conta que será realizada uma mistura de algumas leituras com atividades de reflexão, modelada com a sua pedagogia e abordagem de ensino. “Queremos que eles desenvolvam uma pedagogia muito autêntica para que possam aplicar tudo isso aos seus alunos”, salienta Rachel.

A educadora destaca ainda que o objetivo da formação dos professores é fazê-los mergulhar na teoria de ensino e aprendizagem para que possam transformar as suas próprias práticas, principalmente nas áreas de matemática e ciências.

O encontro
O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Anderson Barros Lucas, lembra que uma das principais missões do PED Brasil é contribuir com o desenvolvimento da educação no país, por meio de uma abordagem de ensino que possa ser reverberada para todos os envolvidos nos processos de ensino. “A Faculdade também compartilha desse conceito e nesse sentido temos procurado no nosso dia-a-dia estudar e aplicar a obra da Rachel e sua presença no encontro serve para concretização das nossas práticas”, destaca.

O professor Anderson destaca o compromisso do PED Brasil com o desenvolvimento da Educação. (Foto: Edione Abreu).

Ele explica que durante a semana os participantes estão divididos em 2 grupos, um que já atua como formadores do PED em todo o brasil e o outro são pessoas que estão presentes pela primeira vez em um encontro do programa. As atividades de formação são realizadas no período da manhã e tarde.

“Nosso papel é organizar essa formação em conjunto com todas essas instituições parceiras e isso só é possível graças ao trabalho em equipe que já vem de muito tempo”, comenta César Simões, que atua na formação de professores pelo Instituto Canoa. Ele destaca ainda a importância da liderança e engajamento da professora Rachel à frente do projeto, sendo uma referência na área da educação.

Apresentação musical
Durante a abertura do evento, que ocorreu no domingo (3), foi realizada uma apresentação musical da banda formada pelo professor do curso de Licenciatura em Matemática, Ubiratan Barros Arrais em conjunto com estudantes da Faculdade. O grupo trouxe um repertório com música brasileira e latina, que animou a noite.

A banda é formada por integrantes dos 4 cursos da Faculdade. (Foto: Edione Abreu).

O professor Ubiratan explica que a iniciativa para montar a banda surgiu de conversas entre eles. “Quando surgiu a ideia da apresentação na abertura do PED a gente começou a conversar e procurar quem gostava de música e de tocar e foram aparecendo alunos interessados”, ressalta o professor.

Os integrantes da banda já pensam em novas apresentações. (Foto: Edione Abreu).

“O mais legal da ideia da banda é que ela proporcionou que a gente conhecesse pessoas de outros cursos que também sabia tocar e a partir dessas descobertas a gente começou a ensaiar”, comenta o estudante do 2º ano do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Raul Silva Rosa. Ele acrescenta ainda que os integrantes ficaram tão empolgados com a banda que já estão pensando em dar continuidade ao projeto e planejam apresentações futuras.

Em foco

11|12|2024

Faculdade SESI de Educação abre inscrições para transferências externas

As inscrições estão abertas até 21 de janeiro de 2025    Por: Lais Fiocchi, comunicação Faculdade SESI de Educação   11/12/2024  […]

Leia mais
09|12|2024

Estudante da Faculdade SESI de Educação participa de intercâmbio em Moçambique

Ester Eva, aluna do curso de Linguagens, compartilha vivências no exterior proporcionadas pelo projeto de internacionalização da instituição    A […]

Leia mais