Faculdade SESI de Educação realiza Aula Magna do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática com o SESI-SP
Nuria Climent, palestrante do evento, trouxe elementos da pesquisa internacional sobre o conhecimento especializado e inovações na formação de professores
Por: Lais Fiocchi, comunicação Faculdade SESI de Educação
17/10/2024
A Faculdade SESI de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc), realizou a Aula Magna do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática com o SESI-SP. O evento contou com a presença de importantes figuras do setor educacional, incluindo Josué Gomes da Silva, presidente da FIESP; Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP; Luis Paulo Martins, diretor da Faculdade SESI de Educação; Renato Feder, Secretário da Educação do Estado de São Paulo; Adilson Dalben, Supervisor de Projetos de Formação do SESI-SP; e a professora Nuria Climent Rodríguez, da Universidade de Huelva, Espanha, que foi a palestrante do evento.
O Presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, abordou a relação entre educação e desenvolvimento econômico. “A educação de qualidade é fundamental para a competitividade do nosso país, e a formação em matemática é um pilar essencial nesse processo. Estamos comprometidos em ajudar a educação pública. O foco é educar todos os jovens do Estado, para criar cidadãos mais produtivos”, comentou.
Luis Paulo Martins, Diretor da Faculdade SESI de Educação, destacou a importância da formação de professores. “Na Faculdade SESI, temos revolucionado a formação docente ao promover a interdisciplinaridade do conhecimento. Desde o primeiro ano da graduação, implementamos a residência educacional, e agora estamos expandindo esse modelo para a pós-graduação, assegurando que a teoria e a prática estejam sempre integradas”.
Adilson Dalben, Supervisor de Projetos de Formação do SESI-SP, enfatizou a importância da formação especializada dos professores. “A responsabilidade pela qualidade da educação recai sobre o sistema educacional, que se concretiza por meio das escolas e dos docentes. Não basta ter um bom professor; é essencial que ele possua um conhecimento especializado. Esta pós-graduação foi concebida para aprimorar esse conhecimento, pois já contamos com profissionais dedicados. O objetivo é proporcionar uma formação que assegure que esses educadores tenham as ferramentas necessárias para um ensino de qualidade”, pontuou.
Em sua palestra, Nuria trouxe uma perspectiva internacional sobre o ensino da matemática, compartilhando sua trajetória na formação docente. Ela ressaltou a importância de propor tarefas que exijam raciocínio matemático profundo, em contraste com atividades rotineiras e mecânicas, para garantir um aprendizado significativo e duradouro. Ao exemplificar essa abordagem, Nuria diferenciou entre exercícios de baixa e alta demanda cognitiva, demonstrando como o ensino correto de conceitos pode transformar o entendimento dos alunos.
Com foco na integração entre conhecimento pedagógico e conteúdo específico, Nuria ressaltou a importância de um modelo sistemático que inclua o domínio do tema, a estruturação dos conceitos matemáticos e as práticas didáticas. Ela também enfatizou como as crenças dos educadores influenciam o ensino, defendendo o aprimoramento contínuo dos docentes para promover práticas transformadoras em sala de aula. Por fim, convidou os participantes a refletirem sobre suas ações pedagógicas e considerarem a aplicação do modelo MTSK (Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge) para enriquecer a qualificação profissional.