05|11|2024

Faculdade SESI de Educação leva docentes para experiência científica na Suíça e em Portugal

Visitas em laboratórios de referência mundial abrem portas para iniciativas de formação na faculdade e no ensino básico do SESI-SP

 

Professores do Sesi-SP conhecem um dos primeiros aceleradores de partículas do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear). Foto: Reprodução

Professores do Sesi-SP conhecem um dos primeiros aceleradores de partículas do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear). Foto: Reprodução

 

A Faculdade SESI de Educação levou um grupo de docentes para uma imersão científica no CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), localizado na Suíça e considerado o maior laboratório da área, e no LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), instituição de referência em Portugal. A equipe foi composta pela professora Jéssica Souza, de Licenciatura em Ciências da Natureza; João Muzinatti, de Licenciatura em Matemática; e Wagner Luz e Vanessa Fernandes, professores de referência do programa de Residência Educacional, que atuam em escolas SESI, parceiras da faculdade. O grupo foi acompanhado pelo diretor da Faculdade SESI de Educação, Luis Paulo Martins.

Durante a visita, os professores participaram de atividades e palestras focadas em divulgação científica e formação docente, aproximando-os das práticas mais atuais da física experimental. “A experiência beneficia a comunidade acadêmica da Faculdade SESI de Educação com três principais ações: novos cursos para professores de ciências e matemática, atividades extensionistas com educadores e alunos do ensino médio, e propostas de formação continuada para docentes da educação básica”, afirmou Luis.

Os profissionais também conheceram duas escolas públicas em Portugal, onde tiveram a oportunidade de compartilhar suas práticas pedagógicas, conversar com professoras de física, química e biologia, além de discutir o sistema de ensino do país. Uma dessas escolas foi a Escola Secundária de Camões, uma das mais antigas de Portugal. Lá, os docentes conheceram as instalações centenárias e a organização do museu da escola. “Essa visita nos proporcionou uma grande troca de saberes e novas experiências, além da possibilidade de estabelecer novas parcerias para a Faculdade SESI de Educação”, destacou Jéssica Souza.

Foi uma experiência incrível e profundamente transformadora, que impactou toda comunidade escolar,” declarou a professora Vanessa Fernandes. “As conversas e debates com professores em Lisboa, as palestras de Física de Partículas no LIP e as visitas técnicas ao CERN foram vivências indescritíveis“.

O professor Wagner Luz enfatizou a relevância da viagem para a realização de novos projetos. “Essa experiência gerou inúmeras ideias para o desenvolvimento de atividades significativas sobre ciência moderna e as possibilidades de engajamento dos estudantes com temas de física atual e seu impacto na sociedade“.

Com a formação ampliada pela vivência em ambientes científicos de excelência, a expectativa é que o impacto das visitas seja compartilhado com os alunos da Rede SESI, promovendo um ensino mais conectado à pesquisa e ao conhecimento. “Essa oportunidade permitirá que nossos alunos tenham contato direto com conhecimentos avançados e novas metodologias de ensino,” concluiu a professora Jéssica.

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