Estudantes da Faculdade Sesi têm aula em conjunto sobre aspectos da psicanálise, biologia e física


O Psicólogo Augusto Braga durante sua exposição aos alunos. (Foto: Edione Abreu).
Nesta segunda-feira (9), os estudantes da Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp), dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática tiveram uma aula em conjunto. A atividade abordou aspectos da psicanálise, biologia e física. A dinâmica da noite foi aplicada pelo professor das disciplinas pedagógicas da instituição, João Luiz Muzinatti, com a presença do psicólogo da associação “FabricAções”, Augusto Braga Pigmeu e do biólogo, Eduardo Pessonia Molina Cortez.
O professor João explica que havia combinado com os alunos de trazer uma aula com proposta diferente da que eles normalmente veem ao longo do semestre e então surgiu a ideia de trazer os convidados. “Eu queria que os alunos tivessem contato com algo que fosse maior e mais profundo, a partir dos conhecimentos das áreas de Ciências da Natureza e Matemática”, explica Muzinatti.


O professor João Luiz explicou que a ideia da aula foi promover uma dinâmica diferente aos estudantes. (Foto: Edione Abreu).
Ele ressalta que os estudantes viram sobre três personagens que influenciaram a história ao longo dos séculos XX e XXI. Freud, Darwin e Einstein. “Cada um no seu campo, psicanálise, biologia e física, mostraram para nós que o mundo exterior e interior biológico, físico e intelectual se estrutura a partir de elementos que estão relacionados e às vezes a gente nem percebe”, pontua o professor.


A aula convidou os alunos a fazerem discussões em grupo. (Foto: Edione Abreu).
“O professor João me chamou para falar sobre Freud, sobre política dos mundos e outros diversos assuntos que podem ser trabalhados de maneira comum, a partir das diferentes áreas do conhecimento” destaca o psicólogo Augusto Braga. Para ele, esse tipo de aula é importante, pois proporciona alternativas às dinâmicas de ensino e aprendizagem.
O biólogo Eduardo Molina, ao abordar com os alunos sobre o trabalho de Darwin e como ele chega nas ideias da teoria da evolução destacou que, além de propor uma ideia, ele também apresentou um exemplo de metodologia científica. “Elemento fundamental no letramento científico e que pode ajudar nas dinâmicas das aulas dos futuros professores”, salienta Molina.


A ideia é que os alunos possam levar esse tipo de dinâmica para as vivências da residência. (Foto: Edione Abreu).
“São propostas de abordagens de aulas que a gente pode levar para as nossas vivências na residência, por exemplo”, destaca a estudante do 2º ano do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Giovana da Silva Lucena. Ela acrescenta ainda, que embora os atores históricos sejam diferentes, é possível fazer relações entre eles e propor dinâmicas de conteúdos que trabalham de forma interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento.