Estudantes da Faculdade SESI de Educação iniciam imersões da Residência Educacional em escolas da rede SESI-SP
Programa proporciona vivência prática da docência desde o primeiro semestre da graduação
Por: Lais Fiocchi, comunicação Faculdade SESI de Educação
01/04/2025


Estudantes participam da imersão de Residência Educacional no SESI Osasco. Foto: arquivo
No mês de março, os estudantes ingressantes da Faculdade SESI de Educação de São Paulo vivenciaram, pela primeira vez, a realidade da sala de aula em imersões nas escolas da rede SESI-SP. A iniciativa faz parte do Programa de Residência Educacional, um diferencial exclusivo da instituição, que insere os futuros docentes no ambiente escolar desde o início da graduação, promovendo uma formação integrada entre teoria e prática.
Ao todo, mais de 200 estudantes dos cursos de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Física, Linguagem e Matemática participaram das visitas a nove unidades escolares do SESI: AE Carvalho, Belenzinho, Carapicuíba, Ipiranga, Jundiaí, Mogi Brás Cubas, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo. A experiência proporcionou um mergulho no dia a dia das escolas, com observação da rotina pedagógica, interações com professores de referência – que acompanham e orientam os alunos no período de residência -, coordenadores e equipes gestoras, além de discussões sobre os desafios e as oportunidades da docência no contexto atual.
“A residência educacional nos permite colocar em prática o que aprendemos na sala de aula, desenvolvendo um olhar mais atento para a realidade escolar. A cada visita, nos tornamos mais preparados para os desafios da profissão e mais certos da importância da formação continuada”, diz Luana de Moura Luz, estudante do curso de Ciências Humanas.
O programa de Residência Educacional da Faculdade SESI de Educação é pioneiro no Brasil e se diferencia por garantir que os estudantes estejam em contato direto com o ambiente escolar desde o primeiro semestre do curso. Carla Pereira de Castro Lima, diretora do SESI Osasco, afirma que compartilhar os desafios e as demandas da docência com os ingressantes da Residência Educacional mostra o quanto esta iniciativa é positiva.
Sílvia Cezar Miskulin, professora em Ciências Humanas, relata que durante as visitas os alunos puderam conhecer os espaços da escola e os professores de referência, que são os responsáveis por orientar as atividades da residência em cada escola. “A conversa com o professor de referência foi muito instigante, pois os alunos puderam conhecer a trajetória desse docente e entender a importância da formação continuada“, diz Silvia.
Marcel Iucef Hamed, coordenador pedagógico do SESI Belenzinho, destacou que o encontro entre os estudantes e os professores foi um mergulho na realidade escolar em toda a sua complexidade: “A presença do professor referência trouxe camadas de profundidade, conectando teoria e prática. Mas o aprendizado não ficou restrito às salas de aula. Percorrer a escola e compreender seus espaços como agentes educativos ampliou o olhar sobre o ensino”, afirmou.
Para os residentes, a experiência foi transformadora. “A imersão foi muito interessante, consegui ver tanto sobre a gestão da secretaria quanto dos professores. Foi muito bom para me imaginar ou não em situações diversas, tanto dentro da profissão que o curso pode me proporcionar, quanto dentro da escola que um dia, quem sabe, eu poderia estar“, relatou Marx Batista, estudante do curso de Matemática.