Educação contemporânea em debate no Sesi-SP
Traduzir o mundo real para os alunos e prepará-los para os desafios cada vez mais complexos foram algumas das questões debatidas no I Congresso Internacional de Educação Sesi-SP, que acontece nos dias 18 e 19/9, no Teatro do Sesi-SP.
O evento, com palestras e seminários em discussões com especialistas renomados da área educacional, foi organizado pela Faculdade Sesi de Educação, especializada na formação de professores de educação básica.
Ao dar as boas-vindas, o Superintendente do Sesi-SP, Alexandre Pflug, destacou a importância da instituição de ensino e disse que a entidade escolheu o caminho correto ao valorizar a residência educacional, na qual os alunos participam da prática em sala de aula desde o primeiro ano do curso.
“São 1.280 horas em que o aluno participa da residência, tanto nas escolas do Sesi-SP, quanto em escolas públicas. E esse profissional, que está se formando nas salas de aula, tende a ser um professor diferenciado”, avaliou Pflug.
Superintendente do Sesi-SP | Alexandre Pflug
Imagem divulgação por Ayrton Vignola
Para o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação, Alexsandro Santos a proposta de educação do Sesi-SP rompeu atrasos do ponto de vista da formação dos professores. “Um projeto renovador, democrático, inclusivo e tecnicamente bem estruturado, que vem dando frutos importantes para a educação nacional”, frisou Santos.
Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (SEB/MEC) | Alexsandro Santos
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Participaram dos debates o historiador Leandro Karnal, a escritora Conceição Evaristo, o educador português José Pacheco, Rita von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, o antropólogo, Kabengele Munanga, o cientista político Fernando Abrucio e a professora, antropóloga e historiadora, Lilian Schwarcz.
Prof. Me. Luis Paulo Martins | Diretor da Faculdade SESI de Educação
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PALESTRAS
Educação contemporânea em debate no Sesi-SP
No I Congresso Internacional da instituição especialistas abordam a construção do conhecimento em sala de aula, formação de professores e experiências de alfabetização.
Palestra com Leandro Karnal
Relação Professor-Estudante: O que é central?
Ao expressar sua preocupação com o papel do professor moderno, que no seu entendimento precisa ser hábil na tradução do mundo real para os alunos, Karnal disse que os métodos não podem ser os mesmos de séculos atrás.
Palestra com Rita von Hunty
Ética e Educação
Para Hunty, se a escola não aplicar a ética em todas as esferas, reproduzirá todas as estruturas. Discutir ética e educação tem o papel de colocar um anteparo na barbárie.
Conceição Evaristo e Kabengele Munanga
Por uma educação antirracista na prática
De acordo com Conceição Evaristo, a efetiva implementação de uma educação antirracista na prática requer que os professores sejam referência, que haja um projeto educacional sólido. Para Kabengele Munanga, o racismo constitui um dos graves problemas que atormentam a nossa sociedade, e a educação pode contribuir com o seu combate.
Ruthe Arce e Rose Schettini
Residência Educacional: desenvolvimento da prática docente
Arce classificou a prática como “o coração da tarefa docente”, e disse que o ensino se constrói nos espaços da escola, de forma conjunta com os estudantes. De acordo com a professora Schettini, cabe ao docente aproximar o aluno da realidade, e quanto mais cedo fizer isso, melhor.
Palestra com Fernando Abrucio
Como reduzir índice de alunos não alfabetizados
A mobilização precisa acontecer com ações desde a primeira infância. Para mudar, se faz necessária a ajuda da esfera pública estadual e um trabalho articulado, e colaboração.
Palestra com José Pacheco e Lilian Schwarcz
Educação para além dos tempos
A melhor educação do mundo está no Brasil. As escolas não são prédios, são pessoas, que aprendem em qualquer momento, uns com os outros. Temos que fazer da escola um lugar de protagonismo, um lugar que esteja adiante das mudanças.