Biblioteca recebe oficina de encadernação e poesia


Os participantes durante a realização da oficina. (Foto: Edione Abreu).
Nesta terça-feira (10), a Biblioteca da Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp), recebeu uma oficina de encadernação e poesia. A atividade foi aplicada pelas estudantes Sabrina Lina Figueiredo Gonçalves, do 2º ano do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, e Isabella Laís Pinheiro Corigliano, também de Ciências Humanas do 3º ano. Participaram da ação alunos dos demais cursos da Faculdade.


Sabrina durante a orientação aos participantes da oficina. (Foto: Edione Abreu).
Sabrina explica que a ideia de promover a oficina surgiu de algumas conversas com Isabella. “Eu já estava querendo fazer a oficina de encadernação, mas eu queria que o caderno tivesse algum propósito. Então a Isa veio com a ideia de fazer um caderno de poesia”, destaca a estudante.


Esse tipo de oficina pode ser adaptada e levada para as vivências da residência. (Foto: Edione Abreu).
“A oficina foi bem bacana, o público participou e se dedicou bastante e nós produzimos escritas poéticas abordando diversas linguagens ”, ressalta Isabella. Ela conta que como parte da dinâmica da oficina os participantes foram estimulados a partir de elementos, como imagens e palavras rimadas, para o desenvolvimento do processo criativo.
A estudante ainda destaca que esse tipo de atividade promove uma maior integração entre os alunos e pode ajudar no processo pedagógico dos futuros educadores. O estudante do 1º ano do curso de Licenciatura em Linguagens, Wesley Vidal Zuzarte, ressalta a criatividade das estudantes na realização da oficina.


O estudante Wesley exibe o material produzido na oficina. (Foto: Edione Abreu).
Para ele, esse tipo de atividade pode ser adaptada e levada como parte das vivências durante a Residência Educacional. “O processo criativo, como o uso dos objetivos e como eles podem representar o sentimento das pessoas é bem interessante. Quando a gente estiver em sala de aula são elementos que poderão nos ajudar a conhecer sobre os nossos alunos e os seus contextos de vida”, pontua Wesley.