História e Educação Matemática Inclusiva
A perspectiva deste grupo de estudos centraliza-se na máxima: “matemática para todos”. E aqui, leia-se matemática para todos em uma perspectiva inclusiva, que pensa em todos aqueles que precisam de apoios específicos para o alcance do conhecimento Matemático. Nesse sentido, como se aprende matemática? O que se trabalha em Matemática? O que a história do ensino de Matemática tem a nos responder sobre: quem aprende Matemática? Neste grupo, nos debruçamos na perspectiva de autores vindos da história cultural, como Chartier (1970), Chervel (1990) e Burke (2016), além de saberes matemáticos, como Hoftetter e Schneuwlly (2017) e Valente (2017). Em Educação Matemática Inclusiva, vários são os estudiosos, destacando Ole Skovsmose e os demais pertencentes ao grupo de trabalho GT13 (Diferença, Inclusão e Educação Matemática), ligados à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
Dia da semana: quarta-feira
Horário: 14h às 16h
Local: Sala 304 (3º andar- Prédio quadrado) – também é possível participação on-line.
Frequência: semanal
Responsáveis: Célia Roncato, Joana dos Santos e Ubiratan Arrais