Educação Matemática Crítica
Este Grupo de Estudo tem como foco a exploração e discussão da Educação Matemática Crítica (EMC), uma abordagem pedagógica que questiona o ensino tradicional da matemática, propondo uma prática educativa que reconheça as implicações sociais, culturais e políticas da disciplina. O grupo se baseia em teorias de autores como Ole Skovsmose e Paulo Freire, entre outros, que defendem a necessidade de um ensino de matemática contextualizado e voltado para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
Ao longo dos encontros, discutimos como a EMC permite que os alunos compreendam a matemática não apenas como um conjunto de leis, técnicas e fórmulas, mas como uma ferramenta para analisar e transformar suas realidades sociais. Exemplos de aplicação são analisados, como o uso de problemas matemáticos relacionados à desigualdade social, sustentabilidade e direitos humanos. Esses casos reforçam a importância de se criar um currículo que inclua questões de justiça social e empoderamento, aproximando a matemática dos desafios cotidianos dos estudantes.
Entre os principais desafios identificados está a resistência à mudança no currículo tradicional e a dificuldade em encontrar materiais didáticos adequados que apoiem uma prática pedagógica crítica. No entanto, o grupo também reconhece as potencialidades dessa abordagem, como a formação de alunos mais engajados e capazes de fazer conexões entre os conteúdos matemáticos e as problemáticas da sociedade em que vivem.
Dia da semana: terça-feira
Horário: 14h às 16h
Local: Sala 304 (3º andar – Prédio quadrado) – também é possível participação on-line.
Frequência: semanal
Responsáveis: Edgard Dias e João Muzinatti