Grupo de Estudos em Amefricanidades – O Pensamento Social Negro no Brasil – GEAM

Pretendemos analisar a produção intelectual negra no Brasil e suas categorias de análises, para pensar e repensar um Brasil estruturalmente racial e de gênero. Amefricanidades são nossas identidades e subjetividades construídas com a Diáspora e agregação dos povos Originários, por isso somos amefricanos e ladinos.

Coordenação do grupo

• Lucas Scaravelli da Silva

Possui graduação em Hístória (2009), Educação Física – licenciatura e bacharelado (2017), Pedagogia (2019). Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2021) e Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Educação Étnico-racial e Antirracista, com ênfase em história e cultura da população afro-brasileira e indígena. Estuda memória e biografias de sujeitas e sujeitos marginalizados pela colonização das ideias e costumes. Cofundador e membro no Coletivo A Tradição viva – Amadou Hampâté Bâ. Membro do Grupo AMANDLA: estudo, pesquisa e extensão sobre políticas públicas de raça/etnia, gênero, desenvolvimento e territorialidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, e membro do Grupo de estudos étnico-raciais ETNOHISTÓRIA da Universidade de São Paulo/USP. Cofundador e Coordenador do Grupo AMEFRICANIDADES: O Pensamento Social Negro no Brasil pela FASESP – Faculdade Sesi de Educação.

Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Educação antirracista; estudos étnico-raciais; Pensamento Social Negro no Brasil.

Currículo lattes