Grupo de Estudos em Amefricanidades – O Pensamento Social Negro no Brasil – GEAM

Pretendemos analisar a produção intelectual negra no Brasil e suas categorias de análises, para pensar e repensar um Brasil estruturalmente racial e de gênero. Amefricanidades são nossas identidades e subjetividades construídas com a Diáspora e agregação dos povos Originários, por isso somos amefricanos e ladinos.

Outras informações

Saiba mais

 

Coordenação do grupo

 

  • Lucas Scaravelli da Silva

     

    Possui graduação em Hístória (2009), Educação Física – licenciatura e bacharelado (2017), Pedagogia (2019). Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2021) e Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Educação Étnico-racial e Antirracista, com ênfase em história e cultura da população afro-brasileira e indígena. Estuda memória e biografias de sujeitas e sujeitos marginalizados pela colonização das ideias e costumes. Cofundador e membro no Coletivo A Tradição viva – Amadou Hampâté Bâ. Membro do Grupo AMANDLA: estudo, pesquisa e extensão sobre políticas públicas de raça/etnia, gênero, desenvolvimento e territorialidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, e membro do Grupo de estudos étnico-raciais ETNOHISTÓRIA da Universidade de São Paulo/USP. Cofundador e Coordenador do Grupo AMEFRICANIDADES: O Pensamento Social Negro no Brasil pela FASESP – Faculdade Sesi de Educação e do Núcleo de Estudos e Aperfeiçoamento Antirracista-Conceição Evaristo (NEAACE).

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Educação antirracista; Estudos étnico-raciais; Pensamento Social Negro no Brasil.

     

    Currículo lattes

  • Aline Helen Corrêa Garcia

     

    Bióloga, mestre e doutora pela Universidade Mackenzie em Distúrbios do Desenvolvimento (área multidisciplinar que abarca educação, saúde e psicologia). Atua na educação básica, pública e privada , há mais de 25 anos e no ensino superior desde 2010. No ensino superior trabalhou na formação de biólogos (bacharelado e licenciatura) e na formação de farmacêuticos, pedadogos e psicólogos. Atualmente atua na Faculdade SESI de Educação na formação de professores de ciências da Natureza. Possui dois livros didáticos escritos para os sistemas Mackenzie de Ensino e Sistema Piaget de ensino.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Metodologias para o ensino de ciências. Etnociência e Etnobotânica na educação básica. Residência educacional.

     

    Currículo lattes

  • Ana Helena Curti

    Gestão e Produção Cultural
    Formada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e Pós-Graduada em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado – SENAC. Bacharelado em História – Universidade de São Paulo – 1979/84. Professora da Fundação Armando Álvares Penteado. Coordenadora e professora do Curso Art Business da Escola São Paulo (2014 / 2015). Trabalhou nas instituições culturais: Paço das Artes (Secretaria de Estado da Cultura – SP), Centro Cultural São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – SP), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Integrou a equipe de criação e implantação do Núcleo Educação da Fundação Bienal de São Paulo tendo sido Gerente Geral do mesmo para a 24ª Bienal de São Paulo. Presidente do Conselho de Administração da Organização Social A Casa, responsável pela gestão do Museu da Casa Brasileira / Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Integrante da Diretoria do Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo. Presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes das Artes Visuais – Artes Visuais Brasil. Integrante do Comitê de Programação do Museu da Casa Brasileira. Conselheira do Conselho Superior da Indústria Criativa – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo / FIESP. Diretora da empresa arte3 assessoria, produção e marketing cultural.
  • Anderson de Souza Zanetti da Silva

    Coordenador do curso de Ciências Humanas
    Professor, Filósofo e Psicanalista. Doutor e mestre em Estética pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela UNESP. Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae – SP. Na Educação Básica lecionou Filosofia, Sociologia e História da Arte. Possui experiência em Arte-educação em projetos sociais. Lecionou Filosofia e Estética Teatral no I.A da UNESP-SP entre 2008 e 2010. Deu aula de Filosofia e de Antropologia Cultural no curso de R.I da Fundação Lusíada -Santos (SP). Foi docente da FMU (departamentos de Comunicação Social e Artes Visuais). Na Faculdade SESI -SP de Educação (FASESP) atua no curso de Ciências Humanas. Em 2010 escreveu um curso de Filosofia para professores ingressantes da rede estadual de educação (Fundação Padre Anchieta e Secretaria Estadual de Educação – SP). Em 2012 orientou trabalhos de pós-graduação no I.A da UNESP – Programa Redefor. Em 2011 escreveu um curso de Estética e Filosofia da Arte para a pós-graduação da UNESP (Programa Redefor – Formação de professores da Educação Básica – Parceria USP, UNESP e UNICAMP).

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Filosofia e Educação; Cultura e Educação; Psicanálise e Educação.

     

    Currículo lattes

  • Andréia Lunkes Conrado

    Doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade de São Paulo (2019, 2005) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000), com pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Etnomatemática, Políticas Curriculares e Avaliação Educacional. Atua na Educação Básica, com experiências no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior, com a formação docente, em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática/Ciências. Colabora com pesquisas desenvolvidas por ONGs e Institutos de Pesquisa e foi Pesquisadora em Avaliações Educacionais do INEP/MEC (2008-2013). Atualmente é Assessora de Matemática na Escola N. Sra. das Graças (Gracinha) em São Paulo. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm/USP) e da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET).

  • Andréia Medolago de Medeiros

    Coordenadora do curso de ciências da natureza

    Doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e graduação em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2006).

    Atualmente é professor de ensino fundamental II e médio – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e professor de ensino superior da Faculdade SESI de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da química e história da ciência, ensino das ciências e educação ambiental.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    História das Ciências e Ensino das Ciências, História da Química – Educação Ambiental.

     

    Currículo lattes

  • Anna Polistchuk – coordenadora técnica

    Analista de Atividades Culturais do SESI-SP, integrante da equipe de Artes Cênicas. Atua como curadora, programadora e produtora do Centro Cultural FIESP e dos Teatros do SESI-SP no estado de São Paulo, além de realizar a operação técnica dos Núcleos de Artes Cênicas (NAC) e do Núcleo de Gestão Cultural (NGC) da mesma instituição.
    Produtora cultural, mestranda do curso Artes da Cena da Faculdade das Artes Célia Helena (SP), pós-graduada em Gestão de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (MG). É parecerista de circo e dança da Lei Rouant na Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Foi docente substituta do SENAC SP, ministrando o Curso de Agente Cultural na unidade de Santana. Foi produtora de diversos grupos de teatro e dança em Pernambuco, Minas Gerais e Pernambuco.

  • Arthur Müller

    Coordenador do curso de Educação Física

    Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de formação, currículo e práticas docentes. Possui mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de didática, práticas de ensino e teorias escolares. Tem experiência na rede pública estadual de São Paulo (primeiro ao quinto ano) como titular de cargo (exercido por 13 anos) e professor de educação física do Colégio Marista Arquidiocesano, onde acumulou também a função de coordenador da área de Educação Física escolar entre os anos de 2014 e 2019. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI de Educação (FASESP). É pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural. Compõe, ainda, o grupo de estudos de educação física escolar da FEUSP (GPEF) e o grupo de elaboração dos currículos do ensino fundamental do estado de São Paulo.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Educação Física, educação, currículo cultural, teorização pós-crítica, registro, avaliação, práticas pedagógicas, cultura material escolar, estudos ulturais, pós estruturalismo e estudos decoloniais.

     

    Currículo lattes

  • Beatriz Moraes de Abreu

     

    Mestra em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira e Licenciada em Letras-Português/Inglês. Durante a graduação, foi bolsista integral. Atualmente, é professora nos cursos de Licenciatura e Pós-graduação em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP). Possui experiência como docente de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Criadora do projeto artístico-pedagógico “Trocas Literárias”, o qual recebeu destaque na rede SESI-SP e no Centro Cultural FIESP. Escritora, já teve sua obra “Cansei de ser delegacia” mencionada pela Folha de S.Paulo e premiada no Salão do Livro de Genebra.

    Durante 6 anos, estudou música no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, tendo se dedicado ao curso de violão erudito, somado a disciplinas teóricas e canto coral. Recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos trabalhos realizados em Literatura, Artes e Educação e participou de eventos científicos e literários no Brasil e na Europa. Na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), dedicou-se aos estudos sobre a necessidade de se resgatar e valorizar os saberes ancestrais, sobretudo indígenas, na Literatura e nas Artes da Cena. Estudou Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema, com ênfase em Roteiro e Direção de obras audiovisuais. Na mesma instituição, foi aluna do roteirista e diretor Kleber Mendonça Filho, que avaliou os seus textos como “potencialmente criativos para o cinema brasileiro”.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Interdisciplinaridade; Artes da Cena; Cinema; Literatura; Povos indígenas.

     

    Currículo lattes

  • Carla Fernanda da Silva Perez

     

    Mestranda em Tecnologias emergentes da Educação. Especialista em Tecnologias na Educação Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Ciências e Matemática. Atuou mais de 20 anos na Educação Básica e hoje é docente do Ensino Superior (formação de professores) da Faculdade SESI de Educação. Experiência com metodologias ativas, ensino à distância, projetos e tecnologia.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:

    Tecnologias Educacionais; Formação de Professores; Educação Matemática

     

    Currículo lattes

  • Caroline de Oliveira Leme

    Titulação: Pós-graduada
    Pós-graduada em “Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte” pela UNESP/Botucatu, graduada em Licenciatura em Educação Física pela UNESP/ Bauru e bacharel em Educação Física pela Faculdades Integradas de Bauru. Atua como Tutora do curso de Licenciatura em Educação Física da faculdade Anhanguera. Trabalhou como voluntária de projetos sociais, no desenvolvimento de atividades recreativas e participou do projeto de extensão, coordenado pela UNESP, que possibilitava o acesso de pessoas com deficiência à pratica de atividades aquáticas. Atuou em projetos sócio-esportivos, promovendo o esporte como veículo principal para o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais de crianças e adolescente de baixa renda na cidade de Bauru. Na área cultural, está envolvida com a prática e disseminação da capoeira angola, samba de roda e maculelê e é membro da Academia João Pequeno de Pastinha / Centro Esportivo de Capoeira Angola. (Texto informado pelo autor)
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/7338362322760727
  • Célia Regina Roncato

    Coordenadora do curso de Matemática

    Possui graduação em Educação Matemática pela Universidade São Francisco (1984). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp – de Rio Claro, na área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos-Científicos (2021). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). Atualmente é professora e pesquisadora na Faculdade SESI de Educação. Atuou profissionalmente como professora adjunta pela Universidade Paulista Unip, no curso de Formação Docente e como professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo, campus Hortolândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, no período de 1984 até o ano de 2013 em escolas de Educação Básica, tanto públicas quanto privadas. Hoje, o direcionamento dos estudos centra-se em Educação Matemática Crítica e Inclusiva e Formação Docente.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse: Educação Matemática para a Justiça Social

     

    Currículo lattes

  • Danieli Tavares

    Doutora em Estudos Contemporâneos pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (UC), na linha de pesquisa Comunicação e Educação, com distinção e louvor, e com o fomento CAPES do Programa Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Ibilce). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na linha de pesquisa História e Memória da Educação, com bolsa CAPES. Licenciada em Pedagogia pela UFGD, com bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/UEMS). Experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior (Letras e Pedagogia). Atuou como professora-formadora no “Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica” (PARFOR), uma iniciativa do MEC em parceria com a CAPES e o FNDE. Desenvolveu atividades de pesquisa no “Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino”, no contexto da SEE/SP. Atuou como Analista Técnico Educacional na Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos do SESI-SP, na qual elaborou o novo componente .COM.TEXTOS para os anos finais do ensino fundamental, em parceria com colegas, e foi revisora do material didático de Programação e Robótica; atuou ainda na Supervisão de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade SESI de Educação, pela qual contribuiu com a formação pedagógica dos Professores Preceptores de Ensino Superior. Atualmente, faz parte do corpo docente da Faculdade SESI de Educação, no curso de Licenciatura em Linguagens. Colabora com o Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), da Universidade de Coimbra; e é membro da equipe editorial da Revista Científica da Faculdade SESI de Educação.

     

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:

    Formação de Professores; Literatura brasileira contemporânea; Teoria da narrativa; Políticas e gestão da educação.

     

    Currículo lattes (AJUSTAR)

  • Eder Alencar Silva

    Titulação: mestre
    Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em decisão de investimento e avaliação estratégica do risco pelo COGEAE/PUC-SP e Graduação em Estatística (2006) e Matemática (2015) pela USP. Atualmente é estatístico no SENAI – Departamento Regional de São Paulo – onde trabalha com estudos e análises estatísticas, um dos responsáveis da frente de BI (PBI, SAP-BW, SAP-BO), coordena o projeto de construção do data lake do SENAI, faz a gestão do desenvolvimento e melhorias de alguns sistemas Institucionais; e leciona como professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação, nos cursos de probabilidade e estatística, modelagem matemática e cultura digital e TICs, recursos para tomada de decisão e implantação de AVA. Tem experiência na área de BI, Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Estatística
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/3542208006774945
  • Edgard Dias da Silva

    Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e certificado MBIS – Master Business Inofrmation Systems também na PUC-SP. Atualmente sou professor de Cálculo da Faculdade SESI de Educação e professor de Matemática, geometria, probabilidade e Estatística no ensino básico. Possuo experiência na área de educação, com ênfase em Educação Matemática e formação de professores. Atuo principalmente nos seguintes temas na área da educação: educação matemática, formação de professores, medidas de tendência central, probabilidade e estatística, Homem Vitruviano, geometria não euclidiana, álgebra linear, geometria analítica, cálculo vetorial e cálculo diferencial e integral.

     

    Currículo lattes

  • Eraldo Rizzo de Oliveira

     

    Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (2005), graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA pela Universidade de São Paulo (2001) e Graduação em BACHARELADO EM FÍSICA pela Universidade de São Paulo (1998). Atuou como professor de Física Aplicada da Faculdade SENAI de Tecnologia em Mecatrônica Industrial (São Caetano do Sul), além de ministrar aulas de Metodologia Científica no curso de Pós Graduação em Automação Industrial da mesma instituição. Foi também professor de Ciências do Ensino Fundamental II e de Física no Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri. Atualmente é professor de Ciências no Ensino Fundamental II do Colégio Rainha da Paz e professor de Física do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Faculdade SESI da Vila Leopoldina, em São Paulo.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Metodologias de Ensino, Formação de Professores, Produção de material didático.

     

    Currículo lattes

  • Everton Santos Dias

    Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (2020), mestre em Zoologia Universidade Federal da Bahia (2015) e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2013). Durante a trajetória acadêmica, atuou na linha de pesquisa sobre Evolução, Sistemática e Biogeografia de Insetos Aquáticos com ênfase na ordem Trichoptera (Leptoceridae), na taxonomia de macroinvertebrados bentônicos e biomonitoramento de ambientes aquáticos (Embrapa) . Adicionalmente, atuou como Analista Técnico Educacional da Rede SESI-SP na supervisão de Currículo, Inovação e Recursos didáticos produzindo e revisando material didático e na revisão do Currículo do SESI-SP. Atuou como professor do Ensino Médio e Técnico da Escola Técnica Estadual do Estado de São Paulo (ETEC) ministrando aulas de Biologia e Laboratório de Investigação Científica. Recentemente, atuou como Analista Técnico Educacional na Supervisão de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade SESI de Educação na coordenação dos Professores Preceptores da pós-graduação, na organização de eventos acadêmicos e na elaboração do Periódico Científico da Faculdade SESI de Educação. Atualmente, atua como Docente do ensino superior na Faculdade SESI de Educação no cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Metodologias no Ensino de Ciências e Biologia; Recursos didático; Decolonialidade no ensino de ciências e de biologia; Sistemática e Biogeografia; Biodiversidade.

     

    Currículo lattes

  • Fabiana Anhas Barbosa

    Titulação: mestre
    Doutoranda e pesquisadora em Educação na Universidade Metodista de São Paulo sobre o uso de tecnologias por docentes e discentes. Mestre em Educação na linha de pesquisa “Formação de Educadores” pela Universidade Metodista de São Paulo, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2005) e Letras pela Universidade Braz Cubas, especialização em Educação Especial, Psicopedagogia e Gestão Escolar. Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro Educacional SESI e docente na UNIP nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação. (Texto informado pelo autor)
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/2040391369321229
  • Fabiana Guerra da Silva

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da UNICAMP, com graduação – Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP e especialização em Gestão Escolar. Possui experiência na educação básica no ensino de Ciências da Natureza e Biologia. Tem interesse em propostas coletivas que adotam os princípios do ensino por investigação, aprendizagem baseada em projetos e interdisciplinaridade. Atuou como professora e coordenadora do Cursinho Popular PSICO-USP, um projeto autogestionado de educação popular e em outros projetos de educação ambiental e educação democrática. Atualmente, investiga a parceria entre universidades e escolas, com ênfase na formação continuada de professores.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Ensino de Ciências e Biologia/Formação de professores/Formação Continuada de Professores/Parceria Universidade-Escola

     

    Currículo lattes

  • Fernanda Cristina Subires Garcia.

    Titulação: mestre
    Mestre em Ciências Sociais pela UNESP. Especialista em Educação Especial e Inclusão. Especialista em Metodologia do Ensino Religioso e Filosofia. Licenciada em Ciências Sociais. Professora no curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI de Educação. Experiência na Educação Básica com ensino de Sociologia. Projetos desenvolvidos com Educação Restaurativa e Mediação de Conflitos direcionados à juventude.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Trabalho. Juventude.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/1882279979666118
  • Gabi Gonçalves

    Doutora em Comunicação e Semiótica (Comunicação e Produção Cultural no Brasil – um estudo sobre os operadores do desamparo e ações bio-políticas – 2016), ambas pela PUC – SP. Tem formação em dança pela Unicamp (1998), Comunicação das Artes do Corpo (2002). É produtora de ações culturais, que movimenta um recorte específico do fazer poético-artístico hoje na cidade de São Paulo e em outros territórios ainda possíveis, ligada a Corpo Rastreado (www.corporastreado.com). Coordenadora de produção de eventos como: Virada Cultural Paulista (2009 e 2010), MITsp (2014 e 2015), Festival Contemporâneo de Dança desde 2016 e criou em parceria com Natalia Mallo o Risco Festival. Em 2020 iniciou a Faroffa (prêmio APCA 2020), projeto que surgiu de uma provocação da MitSP, sobre a importância de uma cena off durante a Mostra.

  • Hernan Halak

    Gestão e Produção Cultural
    Diretor geral e dono da produtora cultural Mundo Giras, empresa nascida em 2008 com base em São Paulo, que tem como objetivo desenvolver projetos culturais na América Latina com o Brasil como eixo principal. Trabalha com diferentes formatos: música, teatro, circo, dança, exposições, intervenções e festivais, acreditando fortemente no desenvolvimento das artes do nosso continente. É socio-diretor do MUCHO!, um festival de música que promove a união latino-americana, trazendo representantes que se destacam na cena atual do nosso continente. Também forma parte da comissão Diretiva da Associação Latino-americana de Manager Musicais MMF Latam, com representantes em 14 países da América Latina.
  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador 
    Titulação: Doutor
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP – USJT (2010), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura no contexto educacional (2021), MBA em Gestão Empresarial – UNICSUL (2019), Especialização em Lutas e Artes Marciais – UGF (2012), Especialização em Gestão Escolar – UNIG (2006), Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO (2004). Graduando em Filosofia pela Universidade Sul de Santa Catarina – UNISUL/SC. Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP. Coordenador de Curso – Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Linguagens – Faculdade SESI de Educação/FASESP. Coordenador da Pós-Graduação da Faculdade SESI-SP de Educação/FASESP. Coordenador do Grupo de Estudos da Diferença na Educação – GEDE/FASESP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores.
    Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas e didática.
    Área de interesse: Educação/Educação Física/Filosofia da Diferença.
    Link do currículo Lattes 
    http://lattes.cnpq.br/0982033663220541
  • Izilda Glória Mendes Fernandes Mattio

    Licenciatura em Ciências com habilitação em química (Faculdades Osvaldo Cruz -1980), Bacharelado com Atribuições Tecnológicas em Química (Faculdades Osvaldo Cruz -1980), especialização em administração industrial ( Fundação Carlos Vanzolini – 2002 ). Atuou em empresas do ramo alimenticio: Instituto Adolfo Lutz (1981 a 1983), Leiner Gelatinas (1983 a 1989), Q-refres-ko e Kraft foods (1992 a 2002) e General Brands (2004 a 2007) nos departamentos de controle de qualidade, desenvolimento de processos e produtos. Desde 2004 desenvolve trabalho na educação básica (ensino médio) como professora concursada de química em sala de aula e laboratório na escola SESI 414 – Vila Leopoldina. Atualmente é Professora da Faculdade Sesi de Educação na área de ciências da natureza. Seu maior objetivo e satisfação é sua atualização acadêmica e seu interesse de estudo e pesquisa está voltado para para a área da educação e ciências da natureza.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

     

    Currículo lattes

  • Jerry Adriano Villanova Chacon

    Coordenador da Residência Educacional

    Doutor em Educação: Currículo – PUC-SP, 2021. Mestre em Educação: Currículo – PUC-SP, 2017. Licenciado em Filosofia pela UNIFAI, em Pedagogia pela UNINOVE e em Letras pela UNIJALES. Especialista em Ensino Religioso, Psicopedagogia e Direito Educacional. Atuação como professor no Ensino Médio e Ensino Superior. Parecerista ad hoc da Revista e-Curriculum (PUC-SP), do Congresso Nacional de Educação (CONEDU – UEPB). Atualmente é professor de graduação e de pós-graduação da Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP) no Departamento Acadêmico de Ciências Humanas.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse: Currículo, Adolescências e Juventudes, Formação de Professores, Filosofia.

    Currículo lattes

  • Jéssica Máximo Garcia

    Doutora em Letras, linha de pesquisa Historiografia Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na qual foi bolsista pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e CAPES. Mestre em Letras, linha de pesquisa Linguagens em novos contextos, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual foi bolsista CAPES. Bacharela e Licenciada em Letras pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH – UNIFESP). Foi pesquisadora pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN-RJ). Experiência como professora do Ensino Básico e Ensino Superior (Letras e Pedagogia), para cursos on-line, presenciais e híbridos. Elaboração e revisão de conteúdos, questões e orientações para diferentes instituições de ensino. Atuou como Analista Técnico Educacional do SESI-SP, na formação de educadores de alfabetização e recomposição escolar em português e matemática em escolas públicas municipais. Atualmente, faz parte do corpo docente da Faculdade SESI de Educação.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:

    Linguística Textual/Historiografia da Linguística/Formação de professores/Análise do discurso

    Currículo lattes

  • Jéssica Miranda e Souza

     

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo – USP (2024), Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2018) e Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2014). Com foco de pesquisa na compreensão dos processos de inovação nos cursos de formação de professores de Física, com ênfase na introdução de metodologias ativas, tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e propostas curriculares alinhadas às exigências da legislação vigente. Membro do grupo de pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências, liderado por professores da UNIFEI, onde são desenvolvidos estudos e pesquisas para compreender as interações entre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Educação Científica em diferentes contextos formativos, considerando os elementos da cultura digital que influenciam e ressignificam esses contextos. Experiência como professora de Física na Educação Básica e na autoria de materiais didáticos na área de Ciências da Natureza, tendo escrito coleções inteiras de Física para cursos pré-vestibular, além de materiais voltados para o novo ensino médio, como a formação geral básica e itinerários formativos. Atualmente é professora na Faculdade Sesi de Educação onde atua no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.

    Linhas de Pesquisa e/ou áreas de interesse:
    Formação de professores, Inovações educacionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação e o Ensino de Ciências.

     

    Currículo lattes

  • Joana Kelly Souza dos Santos

     

    Docente do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Sesi de Educação – FASESP. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – NPGECIMA/UFS (2017), graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Membro do grupo de pesquisa denominado Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas atuais da Educação Matemática – NIHPEMAT, coordenado pela Prof. Dr. Ivanete Batista dos Santos (UFS) e Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – GHEMAT, coordenado nacionalmente pelo Prof Dr Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP).

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:

    História da Educação Matemática; Formação de Professores; Educação Matemática

     

    Currículo lattes

  • João Luiz Muzinatti

     

    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Já foi consultor/comentarista de filosofia do Ministério da Educação e colunista nos sites da revista Direcional Escolas e Portal Eduka. Tenho experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática. Trabalho sempre com ênfase em Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação crítica, educação matemática crítica, cuidado com distúrbios de aprendizagem e formação continuada. É especialista em distúrbios de aprendizagem em Matemática, com ênfase em Discalculia.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Formação de professores; no trabalho acadêmico paralelo, Filosofia da Educação Matemática: Educação Matemática Crítica.

     

    Currículo lattes

  • Jorge José Vicente de Paula Filho

    Ator, dramaturgo e professo de teatro
    Teatrista pernambucano, cujo o fazer artístico tem sido norteado pelas “formas marginalizadas de teatro”, como conceitua Marco Camarotti, principalmente o Circo-teatro pernambucano e o teatro para infância e juventude. Suas principais realizações são os espetáculos teatrais No meio da noite escura tem um pé de maravilha (2010), O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas (2010), De Íris ao arco-íris (2013) e os espetáculos de dança para crianças Amanhã é depois, hoje é brinquedo (2009) e Tan Dan (2017). Publicou, em 2018, seu primeiro livro e audiolivro para crianças, o conto de fadas De Íris ao arco-íris. Atualmente desenvolve o perfil @cenasremotas, no instagram, fruto da oficina “Cenas Remotas”, realizada com atores e atrizes em situação de quarentena; e publica “intalivrinhos” para crianças.
  • Jorge Titon

     

    Especialista em Docência no Ensino Superior. Licenciado em Pedagogia pela UNESP (2014). Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco (1992). Professor de Filosofia e História na Educação Básica desde 1992 – rede pública do Estado de São Paulo e rede privada. Professor de Filosofia e História na Educação Básica da rede SESI, desde 2009. Professor no curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI de Educação (FASESP).

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Filosofia e educação; Filosofia política.

     

    Currículo lattes

  • Juliano Barone Baragatti

    Pós-graduado em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de SP; graduado pelo Curso Superior de Teatro da Universidade Anhembi Morumbi e no Teatro-Escola Célia Helena, é diretor artístico do Núcleo Educatho e do Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais, onde dirigiu os espetáculos: “A Nova Roupa do Rei” (2009), “A Menina que entra em Livros” (2012), “O Beco dos Gatos” (2013), “João e Maria?“ (2015), “O Impostor Geral” (2015), “Fuente Ovejuna” (2017) – Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Música e ao Prêmio São Paulo/FEMSA nas categorias Melhor Produção, Melhor Texto Adaptado e Melhor Espetáculo Jovem – e “Conto de Inverno” (2019) -, além de muitos outros. É coordenador pedagógico da Oficina de Atores Nilton Travesso, onde também ministra aulas de interpretação, história do teatro e produção cultural, e coordena a área teatral do Colégio Objetivo e do Colégio Oshiman, sendo responsável pela equipe de professores. Atualmente gerencia o a Sede Mantiqueira do Núcleo Educatho, em São Francisco Xavier/SJC, onde produz a “Mostra Colibri de Teatro”, o projeto “Palco Aberto” e desenvolve cursos e oficinas.

  • Karla Isabel de Souza

    Karla Isabel de Souza

    Pedagoga (2000) com mestrado (2004) e doutorado (2009) realizados na FE – Faculdade de Educação da UNICAMP. Master em Engenharia de Mídias pela Université de Poitiers – França (2012). Pós doutora bolsista Capes em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias pela Universidade de Alcalá de Henares – Espanha (2015). Professora da Faculdade SESI de Educação. 

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse: Educação e tecnologia

     

     

    Currículo lattes >

  • Kizzy Alves Resende

    Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) e Doutoranda em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FEUSP), da Associação Brasileira de Planetários (ABP) e docente do Curso de Ciências Humanas da Faculdade Sesi de Educação (FASESP). Possui experiência com divulgação e ensino em espaços não formais, ensino de astronomia, ensino de geografia e formação de professores.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:

    Pesquisa no campo da Cartografia Escolar, Educação Geográfica e formação de professores. Tem interesse na área de ensino em espaços não formais, ensino de astronomia e abordagens interdisciplinares.

     

     

    Currículo lattes >

  • Levi Corrêa Lopes

     

    Mestrando e bolsista CAPES em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP, especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas em São Paulo (2020) e graduado em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2014). Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas artes cênicas os seguintes temas: teatro, arte circense, cinema, história da arte no Brasil, arte contemporânea e performance. No ensino superior ministra aulas para o curso de Linguagens na Faculdade SESI de Educação e faz parte do corpo docente responsável pelas Unidades Curriculares referentes as artes. Seu foco de pesquisa atual está na formação de plateia, a estética do receptor e técnicas para (re)pensar a linguagem como experiência em educação. Professor coordenador do grupo de estudos e extensão “Palco Resistência” da Faculdade SESI de Educação e professor responsável pelos cursos de extensão “Arte-Educação” e “Circo em Ação”.

     

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Artes; Ensino de artes cênicas; Metodologia do ensino de artes; Cultura socioemocional nas escolas.

     

    Currículo lattes

  • Lucas Butenas Lopez

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação, com ênfase em filosofia da linguagem, pela Universidade de São Paulo (2019). Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2015). Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Centro de Atividades Vila Leopoldina SESI-SP. Professor de graduação no curso de Licenciatura em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação SESI-SP.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Filosofia da linguagem aplicada à educação.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/2586685197605529
  • Lucas Scaravelli da Silva

     

    Possui graduação em Hístória (2009), Educação Física – licenciatura e bacharelado (2017), Pedagogia (2019). Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2021) e Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Educação Étnico-racial e Antirracista, com ênfase em história e cultura da população afro-brasileira e indígena. Estuda memória e biografias de sujeitas e sujeitos marginalizados pela colonização das ideias e costumes. Cofundador e membro no Coletivo A Tradição viva – Amadou Hampâté Bâ. Membro do Grupo AMANDLA: estudo, pesquisa e extensão sobre políticas públicas de raça/etnia, gênero, desenvolvimento e territorialidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, e membro do Grupo de estudos étnico-raciais ETNOHISTÓRIA da Universidade de São Paulo/USP. Cofundador e Coordenador do Grupo AMEFRICANIDADES: O Pensamento Social Negro no Brasil pela FASESP – Faculdade Sesi de Educação e do Núcleo de Estudos e Aperfeiçoamento Antirracista-Conceição Evaristo (NEAACE).

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Educação antirracista; Estudos étnico-raciais; Pensamento Social Negro no Brasil.

     

    Currículo lattes

  • Luis Paulo Martins

    Titulação: Mestre
    Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, licenciado em Matemática pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2008), Pedagogo, pela Universidade Nove de Julho (2011), Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2014). Elabora materiais didáticos para Faculdades e instituições de Educação à distância. Atualmente é Supervisor Técnico Educacional no SESI-SP, foi professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação. Lecionou conteúdos de metodologia de Ensino de Matemática na Faculdade Orígenes Lessa em Lençóis Paulista no curso de Pedagogia no ano de 2015. Foi professor na rede estadual paulista, de 2009 a 2015, na E.E. Profª Antonieta Grassi Malatrasi em Lençóis Paulista/SP onde também exerceu a função de Professor Coordenador de Ensino Médio e de Apoio a Gestão Pedagógica e a função de Vice Diretor de Escola. Nos anos de 2013 e 2014 lecionou no Centro Paula Souza na ETEC Cidade do Livro em Lençóis Paulista e em 2013 foi professor Tutor online pela Fundação Getúlio Vargas em curso de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. (Texto informado pelo autor)
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação matemática / currículo / planejamento docente / formação de professores.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/1332202959619101
  • Luiz Tiago de Paula

    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Professor do Curso de Ciências Humanas pela Faculdade Sesi de Educação de São Paulo (FASESP). Têm publicações sobre epistemologia da Geografia, especialmente ao que se refere à Fenomenologia, Geografia Cultural e Humanista. Especializou-se em pesquisar campos interdisciplinares relacionados à forma e experiência urbana, urbanismo, espaços públicos, educação e cidades. Atualmente, tem se dedicado a estudar temas que envolvem epistemologia das ciências humanas, interdisciplinaridade e educação.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Participa de grupos de pesquisa de âmbito nacional, como GHUM Grupo de Pesquisa em Geografia Humanista e Cultural, composto por membros de diversas universidades federais e estuaduais. Coordenador do Grupo de Estudos em Geografia, Sociedade & Educação (GRUGES) da Faculdade SESI de Educação (SP). Tem experiência em estudos sobre dinâmica urbana e metropolitana, risco, vulnerabilidade e mudanças ambientais.

    Currículo lattes

  • Mauricio Colenghi Filho

    Professor de Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI de Educação. Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2016). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Itaquá (2017 – 2ª Licenciatura). Bacharelado em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2008). Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003).   Foi Orientador Pedagógico Educacional na Fundação Bradesco. Foi professor efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo, onde lecionou Filosofia e História em todas as séries do Ensino Médio. Atuou nessa mesma Rede como Coordenador Pedagógico. Na rede SESI-SP lecionou filosofia no ensino Médio na escola de São Caetano do Sul. Também no SESI-SP foi Analista Técnico Educacional, integrando a equipe da Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos dedicando-se à pesquisa curricular, formação de professores e produção de material didático na área de Ciências Humanas e para o Ensino de Filosofia. Como Analista Técnico Educacional foi o criador do componente curricular “Práticas Filosóficas” nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse: Ensino de Filosofia – Metodologias de Ensino – Argumentação e Lógica – Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares.

     

     

    Currículo lattes >

  • Orivaldo Rocha da Silva

    Doutor em Letras (2020) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), na qual foi bolsista de mérito acadêmico. Mestre em Letras (2015) pela Universidade de S.Paulo (USP). Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão em EaD (2015) pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2007) pela Universidade São Marcos. Graduado em Português e Linguística e Licenciado em Português pela Universidade de S.Paulo (USP). Atua como docente na graduação e na pós-graduação das áreas de Letras e Pedagogia. Experiência também como docente dos anos finais do EF Il e Ensino Médio na Rede SESI-SP. Atualmente, compõe o corpo docente do curso de Graduação em Licenciatura em Linguagens na Faculdade SESI de Educação. Coordenador do GEP (Grupo de Estudos e Pesquisa) LITERATURA: teoria, metodologia e letramento crítico.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    literaturas brasileira e portuguesa moderna e contemporânea (séculos XX e XXI), metodologia do ensino de literatura, estratégias de leitura e produção de textos.

     

    Currículo lattes

  • Patricia Nascimento de Sousa

    Titulação
    Mestre
    Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano na área de Comportamento Motor e Envelhecimento pela Escola de Educação Física e Esporte – USP (2006) e especialista em Fronteiras da Neurociência (2021). Formada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996). Foi professora titular do Instituto Santanense de Ensino Superior por 15 anos. Tem experiência na área de docência em ensino superior com disciplinas como Educação Física para Populações Especiais, Educação Física e Esportes para adultos e idosos, Educação Física e Esporte para Adolescentes e Aprendizagem Motora, Orientação de TCC, entre outras e experiência na área de condicionamento físico para adultos e idosos e avaliação física.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Psicobiologia e adolescência.
    Currículo Lattes
  • Patrícia Regina Vannetti Veiga (Ciça Veiga)

    Titulação
    Doutoranda
    Doutoranda em Antropologia Social/ Etnologia Indígena pela Unicamp. Mestra em Linguística/ Línguas Indígenas pela UNICAMP (2015), com estudo sobre a linguagem oral e a escrita das narrativas indígenas na língua nheengatu e no português. Pedagoga, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), licenciada em Educação Infantil e Ensino Básico. Cientista Social, com habilitação em Antropologia, formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2012). Desenvolve pesquisa que experimenta o trançado como metodologia de ensino-aprendizado para os diálogos interculturais entre conhecimentos indígenas e não-indígenas. Trabalha com educação formal e informal há muitos anos, é contadora de histórias e escritora de livros infantis, tendo já realizado atividade em bibliotecas, espaços culturais, museus, feiras literárias, etc. Trabalha com populações indígenas, principalmente com educação indígena, há muitos anos, em que vem realizando cursos que visam trazer essas experiencias e conhecimentos para os currículos escolares por meio dos diálogos interculturais. Atualmente é professora auxiliar docente no SESI Vila Leopoldina e professora do curso de Licenciatura em Letras no Instituto Singularidades, onde leciona as disciplinas “Literaturas e Culturas Indígenas” e “Culturas Brasileiras e Diversidades Étnicas” (2022).
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação, linguagens, oralidades, escritas e diálogos interculturais (indígenas e kariwas, não indígenas).
    Currículo lattes
  • Paula Cristina Bullio

    Coordenadora do curso de Linguagens

    Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com estágio na universidade Sorbonne Nouvelle III. Possui graduação em Letras (inglês/português) pela Universidade Federal de São Carlos. Atua há mais de 10 anos no ensino superior, mas também tem 25 anos de experiência na educação básica (ensino fundamental e ensino médio), além de escola de idiomas e formação de professores de inglês. Trabalha principalmente nos seguintes temas: bilinguismo, aquisição da linguagem, educação bilíngue e ensino/aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira. Finalizou em 2016 o projeto de pós-doutorado no IEL/Unicamp, dentro do qual participou de projetos na universidade Sorbonne Nouvelle III em Paris, Universidade René Descartes em Paris e na Universidade Paul Valéry em Montpellier. Atualmente, participa do grupo NaLíngua (CNPq), acerca dos processos de formação da subjetividade da criança e aquisição da linguagem (materna e estrangeira). Além disso, tem se dedicado ao estudo do ensino decolonial da Língua Inglesa e da formação de professores, assuntos sobre os quais iniciou um projeto de pós-doutorado no departamento de Letras Modernas da FFLCH – USP. Faz parte também da comissão de internacionalização da Faculdade Sesi de Educação e coordena o centro de línguas da Instituição.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Linguística aplicada/formação de professores/aquisição da linguagem/bilinguismo.

     

    Currículo lattes

  • Paulo Henrique Amorim Biazoli

     

    Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Pós-Graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz – SP. Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP. Ocupou a função de Formador de Professores no Instituto Qualidade no Ensino (IQE AMCHAM – American Chambers of Commerce SP) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional Paidéia. Atuou como Analista Técnico Educacional junto ao Serviço Social da Indústria de São Paulo – SESI/SP Paulo e também como professor de Educação Básica na mesma instituição. Autor e revisor técnico de coletâneas de livros didáticos destinados à alunos do Ensino Fundamental e Médio. Elaborador de itens para processos seletivos em diversas instituições. Também foi professor da rede pública estadual de São Paulo e de diversas escolas da rede particular, nos diversos segmentos da Educação Básica e principalmente em cursos pré-vestibulares. Recentemente ocupou, por cinco anos, a função de professor de Ensino Superior do Departamento de Engenharias do Centro Universitário Salesiano – UNISAL em Campinas/SP e atualmente é professor da Faculdade SESI – SP, lecionando em cursos de Licenciatura em Matemática.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Lógica, Tratamento da Informação, Álgebra Moderna, Tópicos de Matemática Contemporânea, Didática da Matemática.

     

    Currículo lattes

  • Pedro Henrique Salviano de Freitas

    Pós-Graduação incompleto. Atualmente cursa Gestão de Instituições Culturais na Université Paris-Dauphine. Graduado em Artes Cênicas pela Unicamp. É produtor de teatro e diretor da Periplo, produtora cultural focada na realização de projetos de intercâmbio e cooperação artística internacional. Desde 2003 se dedica à produção teatral. Foi diretor de produção do Lume Teatro e em seu percurso desenvolveu projetos com coletivos e artistas brasileiros e internacionais como Tadashi Endo, Gardi Hutter, Avner Eisenberg, Renato Borghi dentre outros. Desde 2020 se dedica ao desenvolvimento da FarOFFa, um coletivo de produtores que realizou a mostra paralela de artes durante a MIT- SP Mosta Internacional de Teatro de São Paulo e a mostra digital FarOFFa no Sofá.

  • Prof. Dr. André Yuiti Ozawa

    Doutor e mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Graduado em Licenciatura Plena (Português/Inglês) pela Universidade de Guarulhos. É membro colaborador da Universidade de Lisboa e diretor geral da Faculdade INVENIO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, literatura comparada, educação, literatura portuguesa séc. xix e iniciação científica.

  • Prof. Dr. Clayton Cesar de Oliveira Borges

    Doutor em Educação, na área de concentração Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Mestra em Filosofia, no programa de Estudos Culturais, linha Cultura, Saúde e Educação – na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Graduação em Pedagogia e em Educação Física e está cursando Graduação em Filosofia. Leciona no curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário São Roque. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Culturas Profissionais Docentes da EACH-USP e ao Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FE-USP, ambos cadastrados no Diretório do CNPq. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa – sobretudo a partir da perspectiva foucaultiana – direcionados às problemáticas acerca das políticas de currículo contemporâneas como artes de governo envolvidas na constituição de subjetividades.

  • Prof. Dr. David Emanuel Madeira Davim

    Doutor em Geografia (Análise Ambiental e Dinâmica Territorial) pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, com pesquisa desenvolvida no campo Epistemológico (Geografia e Filosofia Contemporânea). Possui curso de especialização lato sensu relacionado ao ensino em Geografia pelo programa Redefor, desenvolvido pela FCT-UNESP de Presidente Prudente-SP (2011-2013), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Graduado em Geografia, licenciatura plena e bacharelado, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP) do Campus de Presidente Prudente-SP (2002-2006). Professor na Faculdade de Educação SESI-SP de Educação.