Práticas e saberes da escola: impactos na formação do professor

• Curso Online
  • Turma: Confira nos detalhes do curso
  • Às quartas-feiras, das 19h às 22h, ou aos sábados, das 9h às 12h.
  • Carga horária: 60h
  • Duração aproximada: 16 encontros
  • Investimento: Gratuito
  • Inscrições de 19/04/2024 a 01/05/2024

O curso de extensão” práticas e saberes da escola: impactos na formação do professor” pretende fomentar discussões acerca da importância do diálogo contínuo entre as práticas escolares e os conteúdos acadêmicos, evidenciando a necessária colaboração de toda a sociedade para a formação de qualidade dos futuros professores, que requer, sobretudo, experiências enriquecedoras em sala de aula, com ambientes acolhedores. de confiança e de aprendizado colaborativo. Com isso, tem como objetivo geral: aprimorar práticas formativas de acompanhamento e mentoria de estudantes para o enfrentamento dos desafios pedagógicos contemporâneos na formação docente.

Público-Alvo: Docentes e gestores da educação básica que lecionam nas escolas da Rede Sesi que fazem parte do programa “escola parceira” da Faculdade Sesi de Educação.

Como está organizado? O curso totaliza 60 horas distribuídas em 2 módulos e um trabalho final.

• No primeiro módulo, o foco recai sobre o estímulo à reflexão do professor sobre sua trajetória acadêmica e profissional, visando ao reconhecimento do “Eu professor” e dos elementos que o constitui um ser profissional. Com isso, busca-se traçar paralelos entre a atuação docente e valores como confiança, cooperação e respeito.
  • No segundo módulo, são abordadas discussões acerca da relevância da formação de elementos práticos na constituição do profissional professor, incentivando a reflexão e o desenvolvimento de novas práticas educativa, englobando aspectos de autoconhecimento e autorregulação socioemocional.
  • Ambos os módulos estão organizados para compor trocas de experiências e expectativas relacionadas ao cotidiano escolar e a formação docente.
  • O trabalho final, será feito em parceria com estudantes de cursos de licenciatura (estagiários e/ou residentes) com o objetivo de estreitar relações e compor um cenário de acolhimento e formação conjunta entre futuros professores e pares.

Datas dos Encontros Síncronos às Quartas:  08 de maio, 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio, 05 de junho, 12 de junho, 19 de junho e 26 de junho.

Datas dos Encontros Síncronos aos Sábado: 04 de maio11 de maio, 18 de maio, 25 de maio, 01 de junho, 08 de junho, 15 de junho e 22 de junho.

Professores responsáveis: Jerry Chacon e Tamires Monteiro

Inscrições (gratuitas): até dia 01/05/2024