04|05|2023

Rompendo com currículos identidades: por uma produção curricular sem imagens

 

Autores

Hugo Cesar Bueno Nunes
Faculdade SESI de Educação
Marcos Garcia Neira
Universidade de São Paulo – USP

Resumo
Ao compreendermos a cultura ancorada nos Estudos Culturais e como sendo constituída por espaços de enunciação, tendo a diferença como ponto central, na constituição das sociedades, pensamos que um currículo escolar pautado na diferença é indispensável se quisermos rachar os estratos, rever as hegemonias que o mundo moderno e o capitalismo nos colocam, pensar em novas e criativas formas de viver neste mundo, em prol de maior justiça e solidariedade. A partir destes posicionamentos, compreendemos que o currículo não deve ser concebido de maneira binária, ou ‘isto’ ou ‘aquilo’, nem tampouco como um receituário, um currículo imagem, mas sim, o currículo passa a ser enunciado como um espaço-tempo onde as diferentes culturas e os diferentes conhecimentos são colocados em constante confronto com a diferença. A escola passa a ser um local onde as diferenças são traduzidas, uma tradução que modifica as particularidades de cada cultura, obrigando-as a negociar diante das experiências homogeneizantes. Palavras-Chave: Diferença, Currículo, Educação, Escola.

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

14|11|2024

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PRÁTICA

Autores(as):  Jerry Adriano Villanova Chacon, Hugo Cesar Bueno Nunes e Luis Paulo Martins Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigo […]

Leia mais
07|11|2024

Revista de Educação da Faculdade SESI

Autor(a): Diversos autores Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Revista Científica Tema: Diversos Resumo: A Revista de Educação da Faculdade SESI […]

Leia mais