07|11|2024

Revista de Educação da Faculdade SESI

Autor(a): Diversos autores

Área do Conhecimento: Educação

Tipo do Material: Revista Científica

Tema: Diversos

Resumo:

A Revista de Educação da Faculdade SESI é um periódico dedicado aos estudos das Ciências da Educação e da interdisciplinaridade nas áreas de conhecimento, com periodicidade anual, on-line e de acesso aberto.

Seu despontar, em 2023, priorizou as produções dos profissionais da educação da rede SESI-SP de ensino e coroou as ações articuladas entre pesquisa, ensino e extensão; com produções provenientes de análises qualitativas, de experiências didáticas, e de ações da Residência Educacional da Faculdade SESI de Educação.

A partir de 2024, o periódico recebe artigos, relatos de experiência e resenhas de autores brasileiros e estrangeiros, em português, espanhol e inglês; em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas.

A interdisciplinaridade, essencial e decisiva nos cursos de graduação e de pós-graduação da instituição, é conclamada na Revista de Educação da Faculdade SESI como um caminho que possibilita um olhar mais integrado à realidade, e contextualizado ao cotidiano dos sujeitos educativos e às áreas do conhecimento.

 

Leia a revista completa!

 

Artigos:

  • Por que (ainda) precisamos de educação de jovens e adultos?
  • A BNCC e o desenvolvimento psicomotor
  • Formação inicial e continuada de professores
  • O papel do gestor na educação contemporânea
  • Gestão para a aprendizagem na perspectiva de avaliações em larga escala
  • A produção de textos nas séries iniciais: uma proposta didática por meio da literatura
  • As tecnologias e a computação no currículo
  • Que sala de aula eu tenho quando estou em um ambiente virtual? Impacto(s) do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 na formação inicial de professores de Matemática
  • Contribuições das atividades esportivas no desenvolvimento das funções executivas
  • Supervisão delegada na rede SESI-SP de ensino
  • Estratégias para a formação de leitores – Práticas experenciadas na residência pedagógica
  • Influência de fatores interescolares no desempenho dos estudantes: o bullying em avaliações externas

Relatos de Experiência:

  • Um novo olhar para o ensino de matemática em anos iniciais
  • Construindo conexões: Troca de produções textuais com utilização de recursos tecnológicos
  • Inclusão além das barreiras: desafiando o capacitismo no ambiente escolar
  • Como a experiência prática laboratorial enriquece o aprendizado em ciências
  • Escrevivência e pedagogia engajada
  • Em busca de uma aprendizagem criativa e significativa
  • “Minha escola tem fome de quê?” Aprendizagem por investigação
  • Dificuldades e encantamentos em uma aula prática sobre “condutividade”: um relato de experiência por um residente de ciências da natureza em formação
  • Formação continuada de professores no contexto escolar pós-pandemia
  • Educação é uma arte: registro das experiência da residência educacional por meio das ilustrações
  • Explorando as raízes do pré-modernismo: uma aula invertida
  • Etnomatemática e educação ambiental na educação infantil
  • Desconstruindo a docência tradicional em busca de novas possibilidades na prática docente
  • Círculos de leitura no Ensino Fundamental I e a formação docente
  • Rotação por estações: uma experiência com educação estatística crítica em uma turma do 1º ano do ensino médio

Resenhas:

  • Educação baseada em evidências científicas – Relações entre neurociências e educação
  • Uma resenha crítica do livro implantação do novo ensino médio: um currículo estruturado nos projetos de vida dos estudantes
  • O currículo cultural na educação contemporânea: um olhar na educação física

 

 

Leia também

16|12|2024

Livro: O dispositivo formativo da residência educacional: experiências multidisciplinares

Organizadores: Arthur Muller, Douglas Manoel, Antônio de Abreu Pestana dos Santos, Hugo Cesar Bueno Nunes, Jerry Adriano Chacon e Marcelo […]

Leia mais
14|11|2024

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PRÁTICA

Autores(as):  Jerry Adriano Villanova Chacon, Hugo Cesar Bueno Nunes e Luis Paulo Martins Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigo […]

Leia mais