Objetivos da aprendizagem como práticas avaliativas: concepções de professores em residência pedagógica dentro de escolas públicas.
Autor(a): Flávia Regiane Da Silva Carvalho, Simone Santos De Paula, Tatiana Rodrigues Silva Pedro, Wagner Moreira da Silva e Wando Pereira Gama
Área do Conhecimento: ENSI – Ensino em Ciência e Tecnologia
Tipo do Material: Artigo
Tema: Objetivos da aprendizagem como práticas avaliativas
Resumo:
Este estudo qualitativo e interpretativo explora as concepções de 12 licenciandos em Ciências da Natureza sobre Objetos de Aprendizagem (OA) e Práticas Avaliativas (PA). A pesquisa, de natureza exploratória, baseia-se na análise de conteúdo das produções textuais dos participantes sobre OA, identificados em escolas públicas e suas potencialidades como PA no Ensino Médio. A análise revela diferenças nas concepções dos participantes sobre qualidade de uso, conteúdo e acesso dos OA como ferramentas para desenvolvimento da avaliação formativa. Os resultados indicam que os OA podem sim funcionar como PA, facilitando a avaliação de três aspectos dos OA, a saber: 1.Diferentes níveis de interação e dinamismo das aulas; 2. Disponibilidade de acesso a recursos e 3. Envolvimento do professor na utilização dos recursos. Conclui-se que os OA podem ser efetivamente integrados nas avaliações formativas por meio de uma abordagem que leve em consideração sua flexibilidade, interatividade e adaptabilidade aos diferentes estilos de ensino e aprendizagem.