O papel de autoridade do professor e a ideia de avaliação como metodologia para a autonomia
Autor(a)
Anderson Zanetti
Armando Lino da Silva Lopes
Fabiana Nogueira Morais
Resumo
Para fundamentar a hipótese de ligação entre o papel de autoridade do professor, certas metodologias avaliativas e a construção da autonomia, os autores recorreram ao estudo bibliográfico, ao apuramento teórico-conceitual e a algumas experiências da residência educacional da Faculdade SESI – SP de Educação. Acerca das ideias de autoridade e autonomia, destacam-se as contribuições de Paulo Freire e Hannah Arendt. Com relação a algumas metodologias e abordagens avaliativas, as principais referências são Philippe Perrenoud, Jussara Hoffman, Maria Auxiliadora Machado, Celso dos Santos Vasconcellos e Benigna Villas Boas. Feito o percurso do trabalho, nota-se a importância de retomada conceitual do papel de autoridade do professor, ideia muitas vezes confundida com autoritarismo, bem como o caráter dialético de construção da autonomia do educando, processo visível em práticas avaliativas emancipadoras. Palavras-chave: Autoridade; Autonomia; Avaliação; Metodologias de ensino
Leia o artigo completo