04|05|2023

O papel de autoridade do professor e a ideia de avaliação como metodologia para a autonomia

 

Autor(a)
Anderson Zanetti
Armando Lino da Silva Lopes
Fabiana Nogueira Morais

Resumo
Para fundamentar a hipótese de ligação entre o papel de autoridade do professor, certas metodologias avaliativas e a construção da autonomia, os autores recorreram ao estudo bibliográfico, ao apuramento teórico-conceitual e a algumas experiências da residência educacional da Faculdade SESI – SP de Educação. Acerca das ideias de autoridade e autonomia, destacam-se as contribuições de Paulo Freire e Hannah Arendt. Com relação a algumas metodologias e abordagens avaliativas, as principais referências são Philippe Perrenoud, Jussara Hoffman, Maria Auxiliadora Machado, Celso dos Santos Vasconcellos e Benigna Villas Boas. Feito o percurso do trabalho, nota-se a importância de retomada conceitual do papel de autoridade do professor, ideia muitas vezes confundida com autoritarismo, bem como o caráter dialético de construção da autonomia do educando, processo visível em práticas avaliativas emancipadoras. Palavras-chave: Autoridade; Autonomia; Avaliação; Metodologias de ensino

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

16|12|2024

Livro: O dispositivo formativo da residência educacional: experiências multidisciplinares

Organizadores: Arthur Muller, Douglas Manoel, Antônio de Abreu Pestana dos Santos, Hugo Cesar Bueno Nunes, Jerry Adriano Chacon e Marcelo […]

Leia mais
14|11|2024

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PRÁTICA

Autores(as):  Jerry Adriano Villanova Chacon, Hugo Cesar Bueno Nunes e Luis Paulo Martins Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigo […]

Leia mais