DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a)
Beatriz Abreu
Resumo
Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Seu objetivo é analisar e questionar os efeitos didáticos e sociais da cultura promovida pela mídia e recursos tecnológicos. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, relaciona o panorama sociopolítico brasileiro contemporâneo ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno (1947) e Paulo Freire (1982, 1999, 2019). Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação, sobretudo rádio, televisão, Internet e plataformas de streaming. Os resultados mostram que considerar as referências culturais dos estudantes favorece uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa
Leia o artigo completo