Cinema negro e educação antirracista
Autor(a)
Emanuele de Souza Pacheco, Renato Ponzetto Aymberé, Hugo César Bueno Nunes.
Resumo
Este artigo teve como objetivo pensar o cinema negro na construção da educação antirracista. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das relações étnico-raciais na sociedade (CARNEIRO; 2005; GONZALEZ, 1983; NASCIMENTO, 1978; SOUZA, 1983); da educação antirracista numa perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2003; OLIVEIRA; CANDAU, 2010; WALSH, 2005) e da trajetória do cinema quanto às questões raciais (CARVALHO, 2022; SOARES, 2009), com enfoque no cinema negro (PRUDENTE, 2018, 2019; SOUZA, 2013, 2020). Posto isso, discutiu-se sobre o papel pedagógico do cinema (BENATTI; TERUYA, 2022; FREITAS; COUTINHO, 2013) e as contribuições do cinema negro para um currículo antirracista. Ademais, foi apresentada uma proposta de intervenção pedagógica através do filme “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas”. Como resultado da pesquisa, destaca-se a potencialidade do intercruzamento dos debates sobre relações étnico-raciais, cinema negro e educação antirracista para se pensarem possibilidades concretas de abordagem de uma epistemologia Afro-Brasileira no cotidiano escolar.