Avaliando Atividades Mão na Massa em Oficinas no Laboratório com os Pequenos: educação ambiental em ação para o descarte adequado de pilhas e baterias
Autores:
Wagner Moreira da Silva.
Lucas Leonardo Pedroso.
Aracherly Rodrigues de Melo.
Heloisa Mirandola Souza.
Giovanna Carla Concon Cunha.
Letícia da Costa Bispo.
Resumo
Os laboratórios de ciências nas escolas geralmente são equipados com ferramentas e materiais especializados para experimentos em áreas como química, física e biologia, e são usados principalmente por estudantes e pesquisadores para complementar o aprendizado teórico. No entanto, a dinâmica tradicional desses espaços tem sido focada na repetição de procedimentos e estudos padronizados que pouco tem relação com o interesse dos alunos. Somente nas últimas décadas a comunidade de pesquisadores do Ensino de Ciências tem dado a devida atenção ao grau de liberdade intelectual dos alunos na escolha de temáticas, métodos de investigação e com a elaboração de problemas significativos e contextualizados (DE CARVALHO, 2018). Na presente pesquisa, investigamos o desenvolvimento de uma oficina pensada e avaliada na perspectiva da Cultura Maker, onde o foco no engajamento do processo investigativo estimula a criatividade, a colaboração e a autonomia dos indivíduos (BLIKSTEIN, 2016; RESNICK, 2017; HATCH, 2014 e ANDERSON, 2012). O objetivo central foi conscientizar e incentivar o descarte adequado de pilhas e introduzir conhecimentos sobre educação ambiental e sustentabilidade. Para tal, os pequenos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental vivenciaram a construção de dois tipos de pilhas, de Volta e de Daniell, utilizando materiais de baixo custo fornecido por eles mesmos. A questão investigativa “Por que não devemos jogar pilhas usadas no lixo?” foi pano de fundo das quatro etapas: 1) ambientalização; 2) definição do problema, 3) levantamento, análise e representação; 4) montagem e engajamento para intervenção. Os resultados indicaram que a abordagem da Cultura Maker como condutora das práticas laboratoriais foi uma estratégia didática potente para a qualificação do estudo sobre o engajamento na investigação de conceitos de eletricidade e descarte de resíduos perigosos, tais como pilhas e baterias.
Palavras-chave: Laboratório de Ciências, Cultura Maker, Descarte de pilhas e baterias.
Leia o resumo completo