24|05|2023

Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887)

 

 

Autor(a): Carolina Mostaro Neves da Silva

Área do Conhecimento: Outras

Tipo do Material: Artigo Científico

Tema: Circulação de saberes para a formação docente no século XIX

Resumo:
Este artigo investiga as trajetórias de Silva Jardim (1860-1891) e Camillo Passalacqua (1858-1920), na Escola Normal de São Paulo, a fim de analisar e comparar suas concepções de educação e ensino. Foram consultadas atas da congregação, ofícios, relatórios e regulamentos da escola, jornais do período e as obras dos docentes: Reforma do Ensino de Língua Materna (1884), de Silva Jardim, e Pedagogia e Methodologia (1887) de Passalacqua. Procuramos analisar como esses sujeitos se apropriaram de elementos dos discursos pedagógicos contemporâneos, como os preceitos do ensino gradual, racional e intuitivo, articulando-os com perspectivas político-filosóficas e religiosas bastantes distintas. Essas diferenças se expressam em seus escritos, assim como nas aulas, e são visíveis, sobretudo, nos materiais adotados para o ensino por cada docente em sua cadeira.

 

Confira o material completo

Leia também

16|12|2024

Livro: O dispositivo formativo da residência educacional: experiências multidisciplinares

Organizadores: Arthur Muller, Douglas Manoel, Antônio de Abreu Pestana dos Santos, Hugo Cesar Bueno Nunes, Jerry Adriano Chacon e Marcelo […]

Leia mais
14|11|2024

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PRÁTICA

Autores(as):  Jerry Adriano Villanova Chacon, Hugo Cesar Bueno Nunes e Luis Paulo Martins Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigo […]

Leia mais