27|02|2025

Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI-SP

Autor(a): Diversos autores

Área do Conhecimento: Educação

Tipo do Material: Anais

Tema: Diversos

Resumo: O I Congresso Internacional de Educação SESI-SP promoveu reflexões sobre a educação básica e o ensino superior no contexto brasileiro e internacional. O Congresso contou com a presença de palestrantes e participantes engajados nas discussões de temas contemporâneos, tais como a formação inicial e continuada de professores, o papel da Residência Escolar na formação de professores, o compromisso do sistema Sesi-SP na articulação e no desenvolvimento da educação básica, o caminho da educação de jovens e adultos, e as contribuições da pesquisa no campo educacional. Além disso, também foi realizado o lançamento da revista da Faculdade Sesi e a entrega do prêmio Sesi-SP de Educação. O objetivo foi proporcionar um espaço para troca de experiências e conhecimentos entre profissionais da área, contribuindo para o aprimoramento da educação em diferentes níveis e modalidades.

Leia os anais na integra!

Artigos:

  • A atuação da liga feminina da confederação católica do trabalho no cenário educacional de belo horizonte (1927-1935)Tamara Hellen Da Silva Santos 
  • A cultura gamer do jogo minecraft como ferramenta tecnológica e interdisciplinar para a apropriação cultural da literatura científica.Luis Gustavo Rodrigues Da Silva, Rodolfo Henrique De Souza, Katia Angelini, Lizandra Pirin 
  • A formação em pedagogia: contribuições do estágio supervisionado remoto/híbridoRisaelma De Jesus Arcanjo Moura Cordeiro, Jefferson Borges Cordeiro 
  • A importância da formação de professores para a ação docenteLuiz Alexandre De Oliveira Polatto, Márcio Catharin Marchetti, Kenya Da Silva Bueno E Silva, Luzilene Zucoloto Escardovelli, Valter Moreno Carvalhal Jr 
  • A inclusão no espaço escolar: contribuições da gestão escolar para sua efetivaçãoLuciano Aparecido Vicente, Aline Madia Mantovani, Alessandra Aparecida Ferreira Boranga, Adriana De Souza Oliveira Gimenes 
  • A iniciação científica como ferramenta pedagógica na educação básica: uma experiência com alunos do ensino médio.Rosana De Almeida  
  • A iniciação científica e tecnológica na educação básica: horizontes e desafios para um novo paradigma educacional –  Lucas Eduardo Silveira De Souza 
  • A invisibilização simbólica, narrativa e cultural de corpos não conformantes no espaço escolar –  Gabryelle Gonçalves Ferreira De Carvalho, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu 
  • A metodologia do trabalho em grupo: uma proposta para o ensino de área de uma superfície a partir do material didático da rede sesi – sp. – Ederson Sales Pastor 
  • A mulher e a palavra: uma proposição para a ocupação da poesia de autoria feminina no ensino médio. – Ingrid Menezes Madeira, Andrea De Lima Cavalcanti, Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos, Luciana Lopes Costa 
  • A residência educacional como ferramenta preventiva de danos e remediativa de situações de violência –  Kelvin Dos Santos Valentim 
  • A taxonomia de bloom atrelada à aplicação de recursos tecnológicos na educação infantil. –  Aline Aparecida Da Silva Blasioli 
  • A teorização da prática: um relato de experiência na eja –  Marta Baggio Bippus, Ielson José Dos Santos, Carita Pelição, Fernanda Jardim Maia, Afonso Antonio Machado 
  • Abordagens e estratégias para o aprimoramento da língua portuguesa e da matemática –  Janaina Michele De Oliveira Silva, Roberto Xavier Augusto Filho, Laôr Fernandes 
  • Abordando o hibridismo cultural de anitta em sala de aula –  Reginaldo Nathan David Dos Santos, Paula Cristina Bullio 
  • Afeto e inclusão sob a perspectiva da prática docente: para todos ou para cada um? –  Ana Clara Franco Nunes, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu, Ester Eva Pereira, Leonardo Ribeiro Batista 
  • Alfabetização de estudantes com deficiência auditiva – a import ncia da educação inclusiva –  Erick Juma Ogone, Kathy Meza Trafian Santos, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu 
  • Aplicação das leis de newton como processo algorítmico e o desenvolvimento do pensamento computacional – Venerando Santiago De Oliveira 
  • Aprendizagem baseada em projeto pautado em biografias de personalidades inspiradoras no ensino de linguagens da educação de jovens e adultos a distância do sesi sp –  Roberta Santos, Ana Dias Marques Da Silva 
  • As cores da escola –  Niclaudia Maria De Barros Vieira 
  • As unidades de conservação como potenciais na promoção da alfabetização ecológica através de estações e trilhas interpretativas – João Albano Pereira Cardoso De Faria 
  • Atuação da preceptoria no curso de complementação pedagógica r2 – Márcia Azevedo Coelho, Welleson Feitosa Gazel, Flávia Aline Goia, Pedro Braga Gomes, Viviane Tebaldi Moras 
  • Avaliações de graduandos de letras sobre atividades remotas de letramento acadêmico-científico durante a pandemia de 2020-2021 – Maria Clara Salla Nogueira, Júlio Bizigato Portes 
  • Balanço tendencial de pesquisas acadêmicas sobre o novo ensino médio –  Geane Izabel Bento Botarelli, Yukihide Kanashiro 
  • Board games: estratégias de ensino para uma mudança atitudinal nas aulas de matemática. –  Edgard Dias Da Silva, Paulo Henrique Amorim Biazoli 
  •  
  • Brincadeiras e responsabilidade social – Talita Acosta Mosela Marestoni 
  • Brincar com materiais não estruturados: uma linguagem a ser vivenciada – Márcia Regina De Almeida Dias 
  • Como a andragogia contribui para a formação continuada –  Waldnylson Martiniano Da Mata, Lívia Rosa De Carvalho Sousa 
  • Compreendendo o processo de alfabetização pela ótica do aluno –  Rosenanda Marta De Oliveira, Dayane Soares Silva, Carolina Aparecida Rodrigues Do Nascimento Lopes 
  • Consumo e alimentação saudável: escolha ou falta de acesso? –  Ádila Larissa Costa Santos, Márcia Janaína Costa Penha, Leônidas Amorim Costa, Gleiciane Leal Moraes Pinheiro 
  • Cultura afro-brasileira e indígena: formação para futuros educadores –  Luara Iracema De Oliveira Sanches, Daniele Laurinda Caetano 
  • Danças tradicionais – do abstrato ao mundo digital –  Fernanda Colli 
  • Desenho animado: uma relação entre mídias digitais e a criança –  Carita Pelição, Ielson José Dos Santos, Fernanda Jardim Maia, Marta Baggio Bippus, Afonso Antonio Machado 
  • Desenhos infantis e suas mensagens intrínsecas – Emilly Rodrigues Santos 
  • Discurso, ideologia e mudança social: o papel da mídia tradicional nas manifestações de junho de 2013 – Humberto Felipe Leme 
  • Dupla docência em oficina de escrita e leitura literária: caminhos criativos para a formação de professores de linguagens – Levi Corrêa Lopes, Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos 
  • Educação antirracista: uma análise do potencial literário do livro “becos da memória”, de conceição evaristo –  Ana Beatriz Farias De Souza, Ariane Lenk De Azevedo, Emanuele De Souza Pacheco, Fernanda Soares Pessoa 
  • Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, igualdade e equidade na perspectiva de um professor especialista em língua inglesa para crianças – Alexsandra Dos Santos Martinez 
  • Educação física cultural: jogos e brincadeiras como ferramentas socioemocionais –  Laisy Fernanda Ferreira, Luciene Lenhare Remedio, Simone Vasconcelos Silva 
  • Educação profissional e pessoas com deficiência à luz do direito à educação e ao trabalho –  Sandra Rodrigues Da Silva Chang, Fábio Junio Da Silva Santos 
  • Educar para tranformar: o combate ao preconceito de gênero no ambiente escolar –  Thalita Alves Dias 
  • Em busca das práticas inclusivas escolares: um estudo de caso sobre os saberes em sala de aula. – Ane Patrícia Flora, Stefany Araujo Da Silva, Ana Beatriz Couto Fernandes 
  • Ensino de pensamento computacional utilizando a linguagem scratch – Guilherme Hugo De Araujo Silva, André Luiz Brandão, Luana Andrade Oliveira, Júlia Oliveira Pessoa, Felipe Gassi 
  • Ensino de pensamento computacional utilizando a linguagem scratchjr e a programação desplugada – Karoline Roncarate Garcia, Karla Vittori, Guilherme Hugo De Araujo Silva, Aymê Cardoso Gonçalves 
  • Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19 –  Thaís Fernandes Schmidt, Lucineia Ferreira Ceridorio 
  • Epifania das linguagens: uma abordagem para a leitura de clarice lispector no ensino médio – Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos, Levi Corrêa Lopes, Vanessa Da Silva Oliveira 
  • Estigma, preconceito e democracia: a educação inclusiva no brasil. – Márcio Catharin Marchetti, Luiz Alexandre De Oliveira Polatto 
  • Estudo de técnicas de elaboração de itens a avaliações do ensino fundamental I –  Mariana Garcia De Paula Campos, Giovana Rocha Leite Arruda, Priscila Cintra 
  • Estudo lógico: origens, conceitos e aplicações – Rogério Joaquim Santana 
  • Explorando as formas geométricas na expressão visual – Gislaine Veloso Torrezan, Marla Prates Fernandes 
  • Explorando o teatro como espaço de pertencimento e expressão: narrativas pessoais no projeto de “arte-educação” – Ana Julia Lupo Guaraldo, Levi Corrêa Lopes 
  • Fatores públicos e sociais que influenciaram a não devida implantação do ensino do idioma espanhol na rede púbica no brasil – Raquel Das Neves Rafael Molina 
  • Formação docente em acessibilidade e inclusão: a experiência do senai são paulo por meio do programa proeducador –  Cícera, Sandra Rodrigues Da Silva Chang, Bianca Siqueira Martins Domingos 
  • Gamificação e suas vertentes: a integração com a inteligência artificial e o potencial de sua aplicação no ensino fundamental II – Elaine Cristina De Souza Torres, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu 
  • Gênero, sexualidade e educação: o currículo universitário e suas implicações na formação dos professores de ciências humanas da faculdade sesi-sp de educação. –  Sabrina Lina Figueredo Gonçalves 
  • Gestão financeira: uma proposta de ensino para promover a educação financeira de estudantes do ensino médio – Giovanna Hanada, Edgard Dias Da Silva, Guilherme Santos Lima 
  • Importância das evidências para a melhoria dos processos de aprendizagem na escola – Lucas Ferreira Rosa Penha, Silvia Renata De Oliveira Santos 
  • Inclusão na academia: dificuldades de aprendizagem no ensino superior – Elisângela Lambstein Franco De Moraes 
  • Inclusão? Algumas reflexões sobre o direito à educação para pessoas negras com deficiência – Georgton Anderson Da Silva 
  • Interdiciplinaridade: aprendendo sobre estados físicos da água em ingles :uma experiencia no laboratorio de ciencias – Lucas Leonardo Pedroso, Erick Juma Ogone 
  • Letramentos acadêmicos e processos de ensino de escrita mediados pelo professor no programa de formação interdisciplinar superior (profis-unicamp) – Anderson Carnin, Renata Palumbo 
  • Luz para todos: uso da linguagem digital e integração das áreas do conhecimento promovendo aprendizagens no ensino fundamental –  Marcia Regina Franchi Beck, Katia Angelini, Lizandra Pirin 
  • Mãos à horta: aprendizagem baseada em projetos como prática pedagógica no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos a distância – Barbra Miguele De Sá, Luciana Pagani 
  • Matriz de correção para redações escolares: uma ferramenta para a gestão da qualidade – Kelli Fauth Claro, Silvia Renata De Oliveira Santos 
  • Maximizando o aprendizado em escolas públicas através de sistemas de ensino contratados –  Vanessa Barros Galzerano, Laôr Fernandes  
  • Neurodesenvolvimento e aprendizagens na infânciaSamantha Santos Silva 
  • O clássico e o contemporâneo: possibilidades para um ensino estético-literário antirracista – Júlia Roll Silva, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu 
  • O corpo artístico na aula de artes – Kiara Provanne Fontana, Beatriz Moraes De Abreu 
  • O estudo de caso como uma metodologia ativa para o ensino de ciências – Fernanda M C Da S Araújo 
  • O papel do corpo na escola: possibilidades para o letramento corporal – Julia Sirilo Ribeiro 
  • O papel do gestor escolar na promoção de um ambiente educacional de aprendizagem – Cirlene Milagres Carvalho, Mônica Roberta Antonio, Janaina Michele De Oliveira Silva 
  • O planejamento docente integrado e a consecução de ações interdisciplinares: possibilidades e limites – Eder Belem Guedes, Aline Nakagawa Do Nascimento, Victor Dos Santos Pinheiro, Evelin Schleich Mendes Rosa, Edineia Farraboti 
  • O protagonismo infantil na produção de textos multimodais – Diely Mislainy Dutra Bueno Pontes 
  • Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes – Alexandre Daniel Monteiro Nunes, Gisele Damasceno Dos Santos, Lilliane Miranda Freitas, Adriane Jamily Ferreira Hora, William Lima Da Costa 
  • Os processos de identidade e lutas coletivas: análise comparativa entre brisa flow e midria – Giovanna Bertolini, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu, Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos 
  • Pedagogia empresarial: a atuação do pedagogo na empresa como mediador para formação humana – Ingrid Ferreira Perissotto, Luciana 
  • Planejamento estratégico: benefícios dentro e fora da sala de aula –  Adriana Do Carmo Martins, Flávia Baccin Fiorante Inforsato 
  • Poesia contemporânea de mulheres e gênero na escola. – Bianca Alves Cruz, Mariana Barros Madeira, Emanuele De Souza Pacheco 
  • Por um projeto de vida não empreendedor –  Pedro Antonio Araújo Do Divino Loiola 
  • Potencial pedagógico dos jogos digitais educacionais para avaliação escolar nas aulas de matemática –  Carla Fernanda Da Silva Perez, Wagner Moreira Da Silva 
  • Potencialidades das feiras de ciências na perspectiva maker para o ensino de ciências – Jéssica Miranda E Souza, Wagner Moreira Da Silva, Michel Pereira Campos Silva 
  • Prática docente e o ensino de botânica: o olhar sobre uma experiência no estágio supervisionado – William Lima Da Costa, Antonia Jamille Santos Bizerra, Rafaela Lebrego Araújo, Ana Claudia Carvalho Da Silva 
  • Práticas exitosas no ensino de matemática: com a palavra, os professores iniciantes – Naíza Santos Brito Alencar 
  • Projeto de formação de musicalização para professores de educação infantil e ensino fundamental i – Felipe Mattos Dos Santos, Shirlei Oliveira De Godoi Lobo 
  • Projetos de pesquisa na educação básica: a prática educativa. – Ana Lídia Romão, Flávia Baccin Fiorante Inforsato 
  • Reconstruindo as conexões matemática a partir dos processos mentais – Marcus Vinicius De Mattos Alvarenga 
  • Relato da experiência de residência no campo educacional – Maria Eduarda Oliveira Da Silva 
  • Residência educacional e formação de professores: espaços de reflexão em sala de aula –  Julia Marinho Santos, Maria Luiza Siqueira Da Silva 
  • Tecer um novo olhar no ensino da língua portuguesa – Mônica Roberta Antonio, janaina michele de oliveira silva, cirlene milagres carvalho 
  • Tecnologia social no ambiente escolar: uma narrativa da utilização da plataforma plickers como estratégia pedagógica em avaliações e redução da utilização de papel –  Pedro Henrique Magalhães Do Nascimento 
  • Teias antirracistas em uma escola waldorf: desafios, estratégias e Avanços – daniele laurinda caetano, glauce kalisch 
  • Transformando a educação com inteligência artificial: estratégias inovadoras no combate à evasão escolar –  Raphael Antonio De Souza, Carlos Vital Giordano 
  • Um estudo sobre a síndrome de klinefelter e a importância da educação inclusiva no ensino fundamental i –  Rayssa De Sá Oliveira, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu 
  • Universo interior: uma proposta de trabalho com as competências socioemocionais a partir do material didático da rede sesi – sp – LILIAN FERNANDA BLASIOLI SOARES 
  • Uso de estratégias da análise do comportamento aplicada como proposta de intervenção para estudantes atípicos. –  Daniele Batista Donaire Soares 
  • Utilização de terrário como instrumento de aprendizagem no ensino por investigação em ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental. – MARY HELEN RISSO SILVA PAES, ANA PAULA CERVELLINI FONSECA, RENATA SIQUEIRA SILVA 
  • “Arte faz parte!”: Reflexões sobre o ensino de humanidades por meio da arte na eja do sesi/sp. –  Carlos Antonio Dos Reis, Talita Cavalca Ramachiotti 
  • “Pensei que você era normal!” – Discutindo o capacitismo no ambiente escolar –  Guilherme Henrique Pimentel, Bruno Perozzi Da Silveira, Thais Holanda De Abreu Zorzi 

 

Leia também

20|03|2025

Espaços Públicos Urbanos e Vulnerabilidade: Lugares de problemas ou soluções?

Autores(as): Luiz Tiago De Paula e Eduardo Marandola Jr. Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigo Resumo: Espaços públicos urbanos possuem, […]

Leia mais
16|12|2024

Livro: O dispositivo formativo da residência educacional: experiências multidisciplinares

Organizadores: Arthur Muller, Douglas Manoel, Antônio de Abreu Pestana dos Santos, Hugo Cesar Bueno Nunes, Jerry Adriano Chacon e Marcelo […]

Leia mais