Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Autor(a): Diversos autores
Área do Conhecimento: Educação
Tipo do Material: Anais
Tema: Diversos
Resumo: O I Congresso Internacional de Educação SESI-SP promoveu reflexões sobre a educação básica e o ensino superior no contexto brasileiro e internacional. O Congresso contou com a presença de palestrantes e participantes engajados nas discussões de temas contemporâneos, tais como a formação inicial e continuada de professores, o papel da Residência Escolar na formação de professores, o compromisso do sistema Sesi-SP na articulação e no desenvolvimento da educação básica, o caminho da educação de jovens e adultos, e as contribuições da pesquisa no campo educacional. Além disso, também foi realizado o lançamento da revista da Faculdade Sesi e a entrega do prêmio Sesi-SP de Educação. O objetivo foi proporcionar um espaço para troca de experiências e conhecimentos entre profissionais da área, contribuindo para o aprimoramento da educação em diferentes níveis e modalidades.
Artigos:
- A atuação da liga feminina da confederação católica do trabalho no cenário educacional de belo horizonte (1927-1935) – Tamara Hellen Da Silva Santos
- A cultura gamer do jogo minecraft como ferramenta tecnológica e interdisciplinar para a apropriação cultural da literatura científica. – Luis Gustavo Rodrigues Da Silva, Rodolfo Henrique De Souza, Katia Angelini, Lizandra Pirin
- A formação em pedagogia: contribuições do estágio supervisionado remoto/híbrido – Risaelma De Jesus Arcanjo Moura Cordeiro, Jefferson Borges Cordeiro
- A importância da formação de professores para a ação docente – Luiz Alexandre De Oliveira Polatto, Márcio Catharin Marchetti, Kenya Da Silva Bueno E Silva, Luzilene Zucoloto Escardovelli, Valter Moreno Carvalhal Jr
- A inclusão no espaço escolar: contribuições da gestão escolar para sua efetivação – Luciano Aparecido Vicente, Aline Madia Mantovani, Alessandra Aparecida Ferreira Boranga, Adriana De Souza Oliveira Gimenes
- A iniciação científica como ferramenta pedagógica na educação básica: uma experiência com alunos do ensino médio. – Rosana De Almeida
- A iniciação científica e tecnológica na educação básica: horizontes e desafios para um novo paradigma educacional – Lucas Eduardo Silveira De Souza
- A invisibilização simbólica, narrativa e cultural de corpos não conformantes no espaço escolar – Gabryelle Gonçalves Ferreira De Carvalho, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu
- A metodologia do trabalho em grupo: uma proposta para o ensino de área de uma superfície a partir do material didático da rede sesi – sp. – Ederson Sales Pastor
- A mulher e a palavra: uma proposição para a ocupação da poesia de autoria feminina no ensino médio. – Ingrid Menezes Madeira, Andrea De Lima Cavalcanti, Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos, Luciana Lopes Costa
- A residência educacional como ferramenta preventiva de danos e remediativa de situações de violência – Kelvin Dos Santos Valentim
- A taxonomia de bloom atrelada à aplicação de recursos tecnológicos na educação infantil. – Aline Aparecida Da Silva Blasioli
- A teorização da prática: um relato de experiência na eja – Marta Baggio Bippus, Ielson José Dos Santos, Carita Pelição, Fernanda Jardim Maia, Afonso Antonio Machado
- Abordagens e estratégias para o aprimoramento da língua portuguesa e da matemática – Janaina Michele De Oliveira Silva, Roberto Xavier Augusto Filho, Laôr Fernandes
- Abordando o hibridismo cultural de anitta em sala de aula – Reginaldo Nathan David Dos Santos, Paula Cristina Bullio
- Afeto e inclusão sob a perspectiva da prática docente: para todos ou para cada um? – Ana Clara Franco Nunes, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu, Ester Eva Pereira, Leonardo Ribeiro Batista
- Alfabetização de estudantes com deficiência auditiva – a import ncia da educação inclusiva – Erick Juma Ogone, Kathy Meza Trafian Santos, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu
- Aplicação das leis de newton como processo algorítmico e o desenvolvimento do pensamento computacional – Venerando Santiago De Oliveira
- Aprendizagem baseada em projeto pautado em biografias de personalidades inspiradoras no ensino de linguagens da educação de jovens e adultos a distância do sesi sp – Roberta Santos, Ana Dias Marques Da Silva
- As cores da escola – Niclaudia Maria De Barros Vieira
- As unidades de conservação como potenciais na promoção da alfabetização ecológica através de estações e trilhas interpretativas – João Albano Pereira Cardoso De Faria
- Atuação da preceptoria no curso de complementação pedagógica r2 – Márcia Azevedo Coelho, Welleson Feitosa Gazel, Flávia Aline Goia, Pedro Braga Gomes, Viviane Tebaldi Moras
- Avaliações de graduandos de letras sobre atividades remotas de letramento acadêmico-científico durante a pandemia de 2020-2021 – Maria Clara Salla Nogueira, Júlio Bizigato Portes
- Balanço tendencial de pesquisas acadêmicas sobre o novo ensino médio – Geane Izabel Bento Botarelli, Yukihide Kanashiro
- Board games: estratégias de ensino para uma mudança atitudinal nas aulas de matemática. – Edgard Dias Da Silva, Paulo Henrique Amorim Biazoli
- Brincadeiras e responsabilidade social – Talita Acosta Mosela Marestoni
- Brincar com materiais não estruturados: uma linguagem a ser vivenciada – Márcia Regina De Almeida Dias
- Como a andragogia contribui para a formação continuada – Waldnylson Martiniano Da Mata, Lívia Rosa De Carvalho Sousa
- Compreendendo o processo de alfabetização pela ótica do aluno – Rosenanda Marta De Oliveira, Dayane Soares Silva, Carolina Aparecida Rodrigues Do Nascimento Lopes
- Consumo e alimentação saudável: escolha ou falta de acesso? – Ádila Larissa Costa Santos, Márcia Janaína Costa Penha, Leônidas Amorim Costa, Gleiciane Leal Moraes Pinheiro
- Cultura afro-brasileira e indígena: formação para futuros educadores – Luara Iracema De Oliveira Sanches, Daniele Laurinda Caetano
- Danças tradicionais – do abstrato ao mundo digital – Fernanda Colli
- Desenho animado: uma relação entre mídias digitais e a criança – Carita Pelição, Ielson José Dos Santos, Fernanda Jardim Maia, Marta Baggio Bippus, Afonso Antonio Machado
- Desenhos infantis e suas mensagens intrínsecas – Emilly Rodrigues Santos
- Discurso, ideologia e mudança social: o papel da mídia tradicional nas manifestações de junho de 2013 – Humberto Felipe Leme
- Dupla docência em oficina de escrita e leitura literária: caminhos criativos para a formação de professores de linguagens – Levi Corrêa Lopes, Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos
- Educação antirracista: uma análise do potencial literário do livro “becos da memória”, de conceição evaristo – Ana Beatriz Farias De Souza, Ariane Lenk De Azevedo, Emanuele De Souza Pacheco, Fernanda Soares Pessoa
- Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, igualdade e equidade na perspectiva de um professor especialista em língua inglesa para crianças – Alexsandra Dos Santos Martinez
- Educação física cultural: jogos e brincadeiras como ferramentas socioemocionais – Laisy Fernanda Ferreira, Luciene Lenhare Remedio, Simone Vasconcelos Silva
- Educação profissional e pessoas com deficiência à luz do direito à educação e ao trabalho – Sandra Rodrigues Da Silva Chang, Fábio Junio Da Silva Santos
- Educar para tranformar: o combate ao preconceito de gênero no ambiente escolar – Thalita Alves Dias
- Em busca das práticas inclusivas escolares: um estudo de caso sobre os saberes em sala de aula. – Ane Patrícia Flora, Stefany Araujo Da Silva, Ana Beatriz Couto Fernandes
- Ensino de pensamento computacional utilizando a linguagem scratch – Guilherme Hugo De Araujo Silva, André Luiz Brandão, Luana Andrade Oliveira, Júlia Oliveira Pessoa, Felipe Gassi
- Ensino de pensamento computacional utilizando a linguagem scratchjr e a programação desplugada – Karoline Roncarate Garcia, Karla Vittori, Guilherme Hugo De Araujo Silva, Aymê Cardoso Gonçalves
- Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19 – Thaís Fernandes Schmidt, Lucineia Ferreira Ceridorio
- Epifania das linguagens: uma abordagem para a leitura de clarice lispector no ensino médio – Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos, Levi Corrêa Lopes, Vanessa Da Silva Oliveira
- Estigma, preconceito e democracia: a educação inclusiva no brasil. – Márcio Catharin Marchetti, Luiz Alexandre De Oliveira Polatto
- Estudo de técnicas de elaboração de itens a avaliações do ensino fundamental I – Mariana Garcia De Paula Campos, Giovana Rocha Leite Arruda, Priscila Cintra
- Estudo lógico: origens, conceitos e aplicações – Rogério Joaquim Santana
- Explorando as formas geométricas na expressão visual – Gislaine Veloso Torrezan, Marla Prates Fernandes
- Explorando o teatro como espaço de pertencimento e expressão: narrativas pessoais no projeto de “arte-educação” – Ana Julia Lupo Guaraldo, Levi Corrêa Lopes
- Fatores públicos e sociais que influenciaram a não devida implantação do ensino do idioma espanhol na rede púbica no brasil – Raquel Das Neves Rafael Molina
- Formação docente em acessibilidade e inclusão: a experiência do senai são paulo por meio do programa proeducador – Cícera, Sandra Rodrigues Da Silva Chang, Bianca Siqueira Martins Domingos
- Gamificação e suas vertentes: a integração com a inteligência artificial e o potencial de sua aplicação no ensino fundamental II – Elaine Cristina De Souza Torres, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu
- Gênero, sexualidade e educação: o currículo universitário e suas implicações na formação dos professores de ciências humanas da faculdade sesi-sp de educação. – Sabrina Lina Figueredo Gonçalves
- Gestão financeira: uma proposta de ensino para promover a educação financeira de estudantes do ensino médio – Giovanna Hanada, Edgard Dias Da Silva, Guilherme Santos Lima
- Importância das evidências para a melhoria dos processos de aprendizagem na escola – Lucas Ferreira Rosa Penha, Silvia Renata De Oliveira Santos
- Inclusão na academia: dificuldades de aprendizagem no ensino superior – Elisângela Lambstein Franco De Moraes
- Inclusão? Algumas reflexões sobre o direito à educação para pessoas negras com deficiência – Georgton Anderson Da Silva
- Interdiciplinaridade: aprendendo sobre estados físicos da água em ingles :uma experiencia no laboratorio de ciencias – Lucas Leonardo Pedroso, Erick Juma Ogone
- Letramentos acadêmicos e processos de ensino de escrita mediados pelo professor no programa de formação interdisciplinar superior (profis-unicamp) – Anderson Carnin, Renata Palumbo
- Luz para todos: uso da linguagem digital e integração das áreas do conhecimento promovendo aprendizagens no ensino fundamental – Marcia Regina Franchi Beck, Katia Angelini, Lizandra Pirin
- Mãos à horta: aprendizagem baseada em projetos como prática pedagógica no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos a distância – Barbra Miguele De Sá, Luciana Pagani
- Matriz de correção para redações escolares: uma ferramenta para a gestão da qualidade – Kelli Fauth Claro, Silvia Renata De Oliveira Santos
- Maximizando o aprendizado em escolas públicas através de sistemas de ensino contratados – Vanessa Barros Galzerano, Laôr Fernandes
- Neurodesenvolvimento e aprendizagens na infância – Samantha Santos Silva
- O clássico e o contemporâneo: possibilidades para um ensino estético-literário antirracista – Júlia Roll Silva, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu
- O corpo artístico na aula de artes – Kiara Provanne Fontana, Beatriz Moraes De Abreu
- O estudo de caso como uma metodologia ativa para o ensino de ciências – Fernanda M C Da S Araújo
- O papel do corpo na escola: possibilidades para o letramento corporal – Julia Sirilo Ribeiro
- O papel do gestor escolar na promoção de um ambiente educacional de aprendizagem – Cirlene Milagres Carvalho, Mônica Roberta Antonio, Janaina Michele De Oliveira Silva
- O planejamento docente integrado e a consecução de ações interdisciplinares: possibilidades e limites – Eder Belem Guedes, Aline Nakagawa Do Nascimento, Victor Dos Santos Pinheiro, Evelin Schleich Mendes Rosa, Edineia Farraboti
- O protagonismo infantil na produção de textos multimodais – Diely Mislainy Dutra Bueno Pontes
- Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes – Alexandre Daniel Monteiro Nunes, Gisele Damasceno Dos Santos, Lilliane Miranda Freitas, Adriane Jamily Ferreira Hora, William Lima Da Costa
- Os processos de identidade e lutas coletivas: análise comparativa entre brisa flow e midria – Giovanna Bertolini, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu, Valéria Hernandorena Monteagudo De Campos
- Pedagogia empresarial: a atuação do pedagogo na empresa como mediador para formação humana – Ingrid Ferreira Perissotto, Luciana
- Planejamento estratégico: benefícios dentro e fora da sala de aula – Adriana Do Carmo Martins, Flávia Baccin Fiorante Inforsato
- Poesia contemporânea de mulheres e gênero na escola. – Bianca Alves Cruz, Mariana Barros Madeira, Emanuele De Souza Pacheco
- Por um projeto de vida não empreendedor – Pedro Antonio Araújo Do Divino Loiola
- Potencial pedagógico dos jogos digitais educacionais para avaliação escolar nas aulas de matemática – Carla Fernanda Da Silva Perez, Wagner Moreira Da Silva
- Potencialidades das feiras de ciências na perspectiva maker para o ensino de ciências – Jéssica Miranda E Souza, Wagner Moreira Da Silva, Michel Pereira Campos Silva
- Prática docente e o ensino de botânica: o olhar sobre uma experiência no estágio supervisionado – William Lima Da Costa, Antonia Jamille Santos Bizerra, Rafaela Lebrego Araújo, Ana Claudia Carvalho Da Silva
- Práticas exitosas no ensino de matemática: com a palavra, os professores iniciantes – Naíza Santos Brito Alencar
- Projeto de formação de musicalização para professores de educação infantil e ensino fundamental i – Felipe Mattos Dos Santos, Shirlei Oliveira De Godoi Lobo
- Projetos de pesquisa na educação básica: a prática educativa. – Ana Lídia Romão, Flávia Baccin Fiorante Inforsato
- Reconstruindo as conexões matemática a partir dos processos mentais – Marcus Vinicius De Mattos Alvarenga
- Relato da experiência de residência no campo educacional – Maria Eduarda Oliveira Da Silva
- Residência educacional e formação de professores: espaços de reflexão em sala de aula – Julia Marinho Santos, Maria Luiza Siqueira Da Silva
- Tecer um novo olhar no ensino da língua portuguesa – Mônica Roberta Antonio, janaina michele de oliveira silva, cirlene milagres carvalho
- Tecnologia social no ambiente escolar: uma narrativa da utilização da plataforma plickers como estratégia pedagógica em avaliações e redução da utilização de papel – Pedro Henrique Magalhães Do Nascimento
- Teias antirracistas em uma escola waldorf: desafios, estratégias e Avanços – daniele laurinda caetano, glauce kalisch
- Transformando a educação com inteligência artificial: estratégias inovadoras no combate à evasão escolar – Raphael Antonio De Souza, Carlos Vital Giordano
- Um estudo sobre a síndrome de klinefelter e a importância da educação inclusiva no ensino fundamental i – Rayssa De Sá Oliveira, Orivaldo Rocha Da Silva, Beatriz Moraes De Abreu
- Universo interior: uma proposta de trabalho com as competências socioemocionais a partir do material didático da rede sesi – sp – LILIAN FERNANDA BLASIOLI SOARES
- Uso de estratégias da análise do comportamento aplicada como proposta de intervenção para estudantes atípicos. – Daniele Batista Donaire Soares
- Utilização de terrário como instrumento de aprendizagem no ensino por investigação em ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental. – MARY HELEN RISSO SILVA PAES, ANA PAULA CERVELLINI FONSECA, RENATA SIQUEIRA SILVA
- “Arte faz parte!”: Reflexões sobre o ensino de humanidades por meio da arte na eja do sesi/sp. – Carlos Antonio Dos Reis, Talita Cavalca Ramachiotti
- “Pensei que você era normal!” – Discutindo o capacitismo no ambiente escolar – Guilherme Henrique Pimentel, Bruno Perozzi Da Silveira, Thais Holanda De Abreu Zorzi