Revista de Educação da Faculdade SESI
Autor(a): Diversos autores
Área do Conhecimento: Educação
Tipo do Material: Revista Científica
Tema: Diversos
Resumo:
A Revista de Educação da Faculdade SESI é um periódico dedicado aos estudos das Ciências da Educação e da interdisciplinaridade nas áreas de conhecimento, com periodicidade anual, on-line e de acesso aberto.
Seu despontar, em 2023, priorizou as produções dos profissionais da educação da rede SESI-SP de ensino e coroou as ações articuladas entre pesquisa, ensino e extensão; com produções provenientes de análises qualitativas, de experiências didáticas, e de ações da Residência Educacional da Faculdade SESI de Educação.
A partir de 2024, o periódico recebe artigos, relatos de experiência e resenhas de autores brasileiros e estrangeiros, em português, espanhol e inglês; em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas.
A interdisciplinaridade, essencial e decisiva nos cursos de graduação e de pós-graduação da instituição, é conclamada na Revista de Educação da Faculdade SESI como um caminho que possibilita um olhar mais integrado à realidade, e contextualizado ao cotidiano dos sujeitos educativos e às áreas do conhecimento.
Leia a revista completa!
Artigos:
- Por que (ainda) precisamos de educação de jovens e adultos?
- A BNCC e o desenvolvimento psicomotor
- Formação inicial e continuada de professores
- O papel do gestor na educação contemporânea
- Gestão para a aprendizagem na perspectiva de avaliações em larga escala
- A produção de textos nas séries iniciais: uma proposta didática por meio da literatura
- As tecnologias e a computação no currículo
- Que sala de aula eu tenho quando estou em um ambiente virtual? Impacto(s) do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 na formação inicial de professores de Matemática
- Contribuições das atividades esportivas no desenvolvimento das funções executivas
- Supervisão delegada na rede SESI-SP de ensino
- Estratégias para a formação de leitores – Práticas experenciadas na residência pedagógica
- Influência de fatores interescolares no desempenho dos estudantes: o bullying em avaliações externas
Relatos de Experiência:
- Um novo olhar para o ensino de matemática em anos iniciais
- Construindo conexões: Troca de produções textuais com utilização de recursos tecnológicos
- Inclusão além das barreiras: desafiando o capacitismo no ambiente escolar
- Como a experiência prática laboratorial enriquece o aprendizado em ciências
- Escrevivência e pedagogia engajada
- Em busca de uma aprendizagem criativa e significativa
- “Minha escola tem fome de quê?” Aprendizagem por investigação
- Dificuldades e encantamentos em uma aula prática sobre “condutividade”: um relato de experiência por um residente de ciências da natureza em formação
- Formação continuada de professores no contexto escolar pós-pandemia
- Educação é uma arte: registro das experiência da residência educacional por meio das ilustrações
- Explorando as raízes do pré-modernismo: uma aula invertida
- Etnomatemática e educação ambiental na educação infantil
- Desconstruindo a docência tradicional em busca de novas possibilidades na prática docente
- Círculos de leitura no Ensino Fundamental I e a formação docente
- Rotação por estações: uma experiência com educação estatística crítica em uma turma do 1º ano do ensino médio
Resenhas:
- Educação baseada em evidências científicas – Relações entre neurociências e educação
- Uma resenha crítica do livro implantação do novo ensino médio: um currículo estruturado nos projetos de vida dos estudantes
- O currículo cultural na educação contemporânea: um olhar na educação física