Aluna da Faculdade SESI de Educação conquista bolsa de iniciação científica na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Estudo investiga a relação entre clima escolar, preconceito de gênero e sexualidade em escolas brasileiras
A estudante Thalita Alves Dias, discente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas na Faculdade SESI de Educação, conquistou uma importante bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para desenvolver uma pesquisa com o tema “Clima escolar e preconceito de gênero e sexualidade”. O projeto busca compreender como a degradação do ambiente escolar contribui para o aumento da intolerância de gênero e sexualidade entre estudantes do ensino médio.
“É uma ótima sensação ter conseguido uma bolsa para essa pesquisa que realizo com muito carinho. Além da ajuda financeira mensal, a FAPESP permite que eu custeie idas a eventos acadêmicos e receba mensalmente a revista acadêmica da instituição. É gratificante saber que se tem um trabalho científico que é reconhecido pelo meio acadêmico de alguma forma”, celebra Thalita.
A pesquisa, que será realizada ao longo de 12 meses, pretende investigar, por meio de uma análise bibliográfica, como a deterioração do clima escolar está correlacionada com o
aumento do preconceito e os desafios enfrentados por estudantes de grupos minoritários. De acordo com a estudante, o objetivo é oferecer apontamentos importantes para o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e para a formação de professores capacitados a lidar com essas questões.
O trabalho está sendo desenvolvido sob a orientação da professora Tamires Alves Monteiro, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e docente da Faculdade SESI de Educação. Tamires destaca que a conquista da bolsa é resultado da somatória de dois fatores essenciais: a exemplar dedicação da estudante para com os estudos e o apoio da instituição no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.
“Estamos muito felizes com o resultado. Esta é a primeira bolsa de iniciação científica da Thalita, minha primeira orientação aprovada pela FAPESP, e a primeira iniciação científica da Faculdade SESI de Educação com financiamento externo”, diz Tamires. “A faculdade tem como parte da sua missão incentivar os alunos e professores no aprofundamento dos estudos, e é muito gratificante trazer esses resultados para a instituição como retorno a todo o apoio”.