II Congresso Internacional de Educação SESI-SP abordará a humanização no futuro da educação
Terezinha Rios, Deivison Faustino, Barbara Carine, e Maria Tereza Mantoan estão entre os palestrantes confirmados
Nos dias 16 e 17 de setembro, o SESI-SP e a Faculdade SESI de Educação realizam o II Congresso Internacional de Educação, com o tema “Educação e futuro juntos: humanização para além do ser humano”. O evento é gratuito e híbrido, ou seja, com possibilidade de participação presencial e virtual.
Convidados de grande relevância para a área da educação estarão no evento, discutindo temas essenciais para o futuro do aprendizado. Entre os palestrantes confirmados, está a Dra. Bárbara Carine, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É fundadora da Escola Afro-brasileira Maria Felipa, dedicada à educação antirracista. Recebeu da Câmara Municipal de Salvador o Prêmio Maria Felipa 2021 e foi finalista do Prêmio Jabuti.
Deivison Faustino, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também fará parte da programação. Deivison é pesquisador e ativista na área de educação antirracista, tendo contribuído amplamente para o debate sobre a importância da inclusão racial nas instituições de ensino. Ele é autor de diversas publicações sobre o tema e atua ativamente na promoção da igualdade racial na educação.
Outro nome de peso é Terezinha Rios, filósofa e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), reconhecida por suas contribuições à formação de professores e ao desenvolvimento do pensamento crítico na educação. É autora de diversas obras que abordam temas como ética e prática pedagógica, influenciando significativamente a formação de educadores no Brasil.
A programação ainda contará com a Dra. Maria Teresa Mantoan, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora na mesma instituição. É uma das maiores referências em educação inclusiva no país e tem dedicado sua carreira ao desenvolvimento de práticas educativas inclusivas, promovendo o acesso à educação de qualidade para estudantes com necessidades especiais, independentemente de suas condições físicas ou mentais.
O evento terá palestrantes nacionais e internacionais, com novos nomes sendo divulgados no site de inscrição do congresso e nas redes sociais do Sesi SP e da Faculdade SESI de Educação. Na primeira edição, realizada em 2023 com a participação de mais de 2.000 congressistas, estiveram presentes personalidades como o historiador Leandro Karnal, a escritora Conceição Evaristo, o educador José Pacheco e o antropólogo Kabengele Munanga.
“Neste ano, vamos abordar o respeito aos territórios, a valorização da democracia, a paz e a tecnologia como elemento de inclusão. Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o ensino e sugerir novos caminhos em suas práticas diárias”, destaca Luis Paulo Martins, diretor da Faculdade SESI de Educação.
Os interessados podem participar como congressistas, assistindo a todas as palestras, apresentações e debates da programação. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto para participações presenciais e até o dia 15 de setembro para acessos remotos. Inscreva-se aqui!