Escola Associada: Possíveis Diálogos Entre o Ensino Superior e a Educação Básica
Autor(a): Hugo Cesar Bueno Nunes, Michelle Julia De Sousa e Luis Paulo Martins
Área do Conhecimento: Ciências Humanas
Tipo do Material: Artigo Científico
Tema: Formação de professores
Resumo:
O presente texto tem como objetivo apresentar o projeto de escola associada elaborado pela Faculdade SESI – SP de Educação (FASESP) e que se encontra em fase de implementação na Escola SESI – Vila Leopoldina nos anos finais do ensino fundamental. A FASESP foi fundada com o objetivo de formar professores por área de conhecimento, sendo: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os princípios formativos da escola associada partem da mudança de percepção do estudante sobre si, sua história e da sociedade em que vive. Para isso, a proposta foi calcada na ideia de oferecer outras possibilidades de ensino/pesquisa por meio da educação por projetos, buscando assim, fortalecer o diálogo entre os diferentes conhecimentos produzidos na faculdade e na escola. É imprescindível explicitar a função social da escola que sustenta o Projeto Pedagógico da Escola Associada SESI-Vila Leopoldina. Se partirmos do pressuposto de que em educação não existe neutralidade, ou seja, o ato de educar pressupõe necessariamente uma ação política, partimos dessa premissa para organizar os marcos estruturantes e princípios curriculares que alicerçam o projeto educacional em questão. Dessa forma, acreditamos que o projeto da escola associada SESI-Vila Leopoldina colabora com a formação inicial e continuada das professoras e professores e possibilita vivenciar outras práticas educativas.