08|12|2023

História e Educação Matemática Inclusiva

A perspectiva deste grupo de estudos centraliza-se na máxima: “matemática para todos”. E aqui, leia-se matemática para todos em uma perspectiva inclusiva, que pensa em todos aqueles que precisam de apoios específicos para o alcance do conhecimento Matemático. Nesse sentido, como se aprende matemática? O que se trabalha em Matemática? O que a história do ensino de Matemática tem a nos responder sobre: quem aprende Matemática? Neste grupo, nos debruçamos na perspectiva de autores vindos da história cultural, como Chartier (1970), Chervel (1990) e Burke (2016), além de saberes matemáticos, como Hoftetter e Schneuwlly (2017) e Valente (2017). Em Educação Matemática Inclusiva, vários são os estudiosos, destacando Ole Skovsmose e os demais pertencentes ao grupo de trabalho GT13 (Diferença, Inclusão e Educação Matemática), ligados à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Dia da semana: quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Local: Sala 304 (3º andar- Prédio quadrado) – também é possível participação on-line.

Frequência: semanal

Responsáveis: Célia Roncato, Joana dos Santos e Ubiratan Arrais

Leia também

04|07|2024

Pesquisa e Formação de professores para ensino de Surdos e Construção de Material didático

O grupo de estudo tem como objetivo central a pesquisa e a formação de professores para o ensino de surdos, […]

Leia mais
17|06|2024

Grupo de Estudos – Livro Didático, Currículo e Práticas Docente

  Esse grupo investiga a relação entre o livro didático, o currículo escolar e as práticas pedagógicas dos docentes, visando […]

Leia mais