Gestão Escolar



Descontos Especiais:

50% de desconto -> 18 x R$ 329,20 ou R$5.629,32 à vista (5% de desconto para pagamento à vista)

  • Professores e demais profissionais da educação da REDE SESI-SP, SENAI-SP e ESCOLAS PÚBLICAS

 

65% de desconto -> 18 x R$ 230,65 ou R$3.944,12 à vista (5% de desconto para pagamento à vista)

  • Professores de Referência do Programa Residência Educacional
  • Grupos fechados acima de 10 matrículas (prefeituras, redes escolares, organizações etc.) – desconto não cumulativo
  • Presencial e encontros online
  • Turma: 15/03/2025 a 27/06/2026
  • SESI Jundiaí e SESI São José do Rio Preto - Sábados, das 8h às 17h
  • Carga horária: 420h
  • Duração aproximada: 16 meses
  • Investimento: 18x de R$659,00 ou à vista por R$11.268,90 (5% de desconto para pagamento à vista)
  • Inscrições de 09/12/2024 a 02/03/2025

O curso de Especialização em Gestão Escolar desenvolve competências e habilidades para a efetiva liderança de grupos de educadores, na organização do trabalho pedagógico e no acompanhamento e na avaliação de indicadores educacionais e seus respectivos encaminhamentos.
No contexto dos princípios de uma gestão participativa e inclusiva, o curso oferece ferramentas para que os futuros gestores possam desenvolver diagnósticos do contexto de toda comunidade escolar, para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, para gerir processos e conduzir projetos formativos.

 

Objetivos

Ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o gestor escolar desenvolva projetos visando à qualidade social da educação.

 

Público

Professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais que integram a equipe gestora em escolas de Educação Básica.

 

Perfil do egresso

Ao final do curso pretende-se que os futuros gestores escolares possam: realizar diagnósticos do contexto sócio escolar visando o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola; pautar-se em princípios éticos a fim de construir a gestão participativa; elaborar e desenvolver projetos formativos que possibilitem autonomia e desenvolvimento profissional dos professores com foco no direito à aprendizagem dos estudantes; produzir análise pedagógica dos resultados de avaliações externas e internas, propondo aprimoramento do trabalho pedagógico; gerir processos, utilizando-se de ferramentas que potencializam a organização e acompanhamento do trabalho pedagógico.

 

Estrutura Curricular

I. Gestores Escolares: identidade profissional e dimensões de sua atuação

II. Ética e Democracia: lidando com capitais culturais na gestão escolar

III. Legislação Escolar e Financiamento da Educação no Brasil

IV. Relações interpessoais no ambiente escolar e gestão do trabalho pedagógico no cotidiano da escola

V. Gestão do Projeto Político-Pedagógico da Escola: planejamento estratégico e gestão democrática

VI. Tecnologias aplicadas à gestão educacional

VII. Gestão Escolar para a interdisciplinaridade na prática educativa

VIII. Conhecimento, currículo e avaliação para a gestão da cultura escolar

IX. Projeto Integrador: Práticas estratégicas para a gestão de equipes educacionais

X. Abordagens Universalistas e Barreiras Atitudinais: Caminhos para a Inclusão

 

  • Local de Oferta: O curso será ofertado em duas unidades SESI e o interessado deverá escolher no ato da inscrição em qual unidade realizará o curso:
    • SESI Jundiaí (Rua São Lazaro, 220 – Jardim Morumbi – Jundiaí/SP CEP: 13201-843)
    • SESI São José do Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656 – Vl. Elvira – São José do Rio Preto/SP CEP: 15061-001)
  • Aulas presenciais, aulas síncronas e aulas assíncronas: de acordo com o cronograma previsto do curso, aos sábados, das 8h às 17h.
  • Aprovação: Serão considerados aprovados no curso apenas os estudantes que obtiverem aprovação em todos os módulos, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
  • Certificação: Especialista em Robótica Educacional Criativa

 

Informações sobre o pagamento do boleto

A data de vencimento do boleto é de 3 (três) dias.

Pagamentos fora do prazo (boletos vencidos) não serão efetivados, cancelando automaticamente a matrícula. Nesse caso, o estudante terá que realizar uma nova inscrição, realizando o pagamento do boleto no próximo dia útil.

Os boletos emitidos fora do horário bancário estarão disponíveis para pagamento somente no dia seguinte.

Para pagamentos parcelados, o aluno deverá sempre acessar o Portal Financeiro para emitir os boletos das próximas parcelas. Lembre-se de sempre conferir a efetivação do seu pagamento pelo portal.

Guarde seu comprovante de pagamento, pois ele poderá ser solicitado caso o sistema não identifique a compensação.

 

Mais informações

Equipe de Supervisão de Pós-Graduação
equipedesupervisaopos@sesisp.org.br
Tel: (11) 3833-1097 | (11) 3836-7350