A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Autor(a)
Ana Paula Gomes Seferian
Resumo
Esse artigo apresenta reflexões suscitadas pela tese de doutorado defendida em 2018, a partir das constatações apresentadas nesse trabalho. Na referida tese, pudemos ponderar sobre a relação do Conhecimento do tema (GROSSMAN, 1990) ou Conhecimento Específico do Conteúdo (SHULMAN, 1982), que compõe o Pedagogical Content Knowledge (PCK) com o desenvolvimento de habilidades e competências em Geografia. Para tanto buscamos contextualizar a pesquisa e seus resultados, apresentando a organização de um plano de ensino para o ensino superior que se vale das Sequências Didáticas (SDs), tanto como recurso organizador das atividades de ensino, como também se mostrou fonte para a sistematização dos dados e das análises realizadas. Por fim, procuramos mostrar a importância do Conhecimento do Tema tanto na formação dos professores, como para a elaboração de currículos que promovam o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Palavras-chave: conhecimento do tema, ensino de Geografia, currículo escolar, competências e habilidades, formação de professores de Geografia.
Leia o artigo completo