26|04|2023

Metodologias ativas e os “4 C´s” é tema de palestra durante conclusão da primeira turma do curso de pós-graduação em Robótica Educacional Criativa

 

27 professores das redes pública, SESI-SP e escolas particulares concluíram o curso que teve duração de 12 meses.

 

No último sábado (15/04), no auditório da Faculdade SESI de Educação foi realizada a formatura da primeira turma do curso de pós-graduação em Robótica Educacional Criativa. O evento teve como tema a palestra “Metodologias Ativas e os 4 C´s – Criatividade, Comunicação, Colaboração e Pensamento Crítico”, ministrada pelo professor e diretor do Instituto CLQ. Sérgio Daniel Ferreira.

27 professores realizaram a conclusão do curso, de 360 horas, com duração de 12 meses. Os docentes atuam na educação básica das redes, pública, SESI-SP e particular. A iniciativa de organizar o curso surgiu em 2020, durante a pandemia, sendo implementado no início de 2022, com a efetivação da primeira turma.

Durante o evento o professor Sérgio explicou que o conceito de metodologias ativas é a ideia de colocar o aluno no centro do processo educativo. “É a ideia de descentralizar a figura do professor com aulas instrucionais e colocar o aluno em atividade, tanto para pensar como resolver problemas, literalmente com a mão na massa”, salienta Ferreira. Ele acredita que com essa abordagem é possível engajar o aluno, permitindo que ele melhor entenda os conteúdos e aprenda mais.

Sobre a ideia dos “4 C´s”, o professor cita que são as 4 competências, que envolve a criatividade, colaboratividade comunicação e pensamento crítico. No entanto, ele ressalta que não significa que esses “4 C´c” seja o resumo de tudo que se tenha que fazer na escola. “E a possibilidade de desenvolver trabalhos educativos focados nesses 4 C´s. Com isso a gente pode pensar toda prática que pode ser construída com o estudante”, pontua.

No contexto da robótica educacional, Ferreira reflete que é mais uma ferramenta que pode ser usada no âmbito das metodologias ativas como forma de trabalho. Entretanto, ele alerta que a robótica em si não irá resolver os problemas da educação, sendo uma ferramenta muito atrativa para se desenvolver projetos educacionais. “Então a ideia de a gente pensar tanto as metodologias ativas como a robótica educacional é a gente ao utilizar desses aparatos, seja tecnológico ou de mão na massa para desenvolver projeto educacionais”. Conclui Ferreira.

A primeira turma

“O curso foi um sucesso, pois conseguimos atingir o seu propósito, com professores da rede SESI-SP, da rede pública e escolas privadas. Também temos professores de áreas como, geografia, história e língua portuguesa e isso foi muito rico”, comenta o professor da Faculdade SESI Wagner Moreira, um dos idealizadores do curso. Ele ressalta que o curso permitiu vários tipos de trocas de experiências e práticas, a partir da criatividade do grupo.

O professor Wagner cita como exemplo de práticas desenvolvidas durante o curso, a proposta de elaboração curriculares baseadas em gamificação. Os professores criaram um método específico para trabalhar, a partir da gamificação de coisas práticas como, o aprendizado do Word, Excel e SharePoint com práticas de robótica”, destaca o professor Wagner.

Uma das participantes do curso foi a professora da escola SESI de Suzano e egressa da segunda turma do curso de Ciências da Natureza da Faculdade SESI Stefany Oliveira Rocha. Ela conta que a partir da proposta das metodologias ativas e mão na massa do curso desenvolveu um projeto de uma estação meteorológica com o uso de pipas.

“Foi quando eu pensei em sala de aula com os meus alunos sobre ter um projeto de robótica utilizando algo que eles vivenciam no cotidiano. Então a gente criou um projeto na escola, com uma aula de prototipagem utilizando a ideia de sensor para fazer a medição de temperatura com o uso de um sensor na pipa para fazer os cálculos. Algo que eles vivenciam no dia a dia e que foi utilizado como contexto de aprendizagem em sala de aula”, explica a professora Stefany..

Em foco

18|11|2024

Professores Brasileiros visitam o LIP

Professores do Brasil visitam o LIP, explorando a investigação em física de partículas e desenvolvimentos para a divulgação científica Por: […]

Leia mais
13|11|2024

Faculdade SESI de Educação recebe a 20ª Mostra Internacional de Cinema Negro

Evento reúne lançamentos de filme, livro e promove debates sobre a importância da cultura e da educação no combate ao […]

Leia mais